Saúde

Dia Mundial de Doação de Leite Humano: Entenda a importância da amamentação

O aleitamento materno é de suma importância para a saúde do bebê, conheça mais sobre os benefícios do leite materno no desenvolvimento saudável da criança e a importância da doação.

19 Mai 2022 - 18h32 | Atualizado em 19 Mai 2022 - 18h32
Dia Mundial de Doação de Leite Humano: Entenda a importância da amamentação Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (19) é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a data é uma iniciativa que tem por objetivo informar e promover o aleitamento materno por meio da doação.

Os bebês prematuros, por exemplo, têm dificuldade em sugar o leite materno e dependem de bancos de leite humano, assim como diversas crianças que encontram-se internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais e que, por inúmeros motivos, não podem ser amamentadas diretamente do seio da mãe.

Alimento de ouro

O Ministério da Saúde considera o leite materno um alimento de ouro, devido à sua importância para o desenvolvimento saudável das crianças, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação pode reduzir em até 13% a mortalidade de  crianças abaixo de cinco anos de idade.

Segundo um estudo realizado no Brasil e publicado na “The Lancet Global Health”, as gorduras presentes no leite materno são cruciais para o desenvolvimento saudável do cérebro, impactando positivamente o QI das crianças na vida adulta.

Além disso, resultados de uma análise realizada por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, o consumo de leite materno reduz doenças crônicas durante a vida, como, por exemplo, diabetes tipo 2 e hipertensão.


Bebê sendo amamentado (Foto: Reprodução/ Mil Dicas de Mãe)


A importância da doação

A doação é, muitas vezes, a única forma de acesso de bebês prematuros e/ou de baixo peso ao leite materno, no entanto, os estoques de bancos de leite encontram-se muito baixos e qualquer quantidade de doação é de extrema ajuda aos recém-nascidos internados, de acordo com o Ministério da Saúde, a depender do peso e das condições clínicas, pode ser necessário apenas 1ml a cada refeição.

Para saber o posto de coleta mais próximo de você, acesse o site da Rede Global de Bancos de Leite Humano, faça sua doação.

Podem doar leite, mulheres que possuam um volume maior do que o necessário para alimentar seu bebê, que sejam saudáveis e não utilizem medicamentos que possam impedir a doação.

 

Foto Destaque: Mãe amamentando seu bebê. Reprodução/ Revista Crescer

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo