Saúde

Dia Mundial da Asma: Conheça mais sobre a doença que afeta 20 milhões de pessoas no Brasil.

Uma doença muito comum no país, mas que ainda é cercada de mitos, Fake News e falta de informação, conheça os sintomas e saiba como prevenir e tratar a asma.

06 Mai 2022 - 19h30 | Atualizado em 06 Mai 2022 - 19h30
Dia Mundial da Asma: Conheça mais sobre a doença que afeta 20 milhões de pessoas no Brasil. Lorena Bueri

Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), 20 milhões de brasileiros possuem a doença, tornando-a extremamente comum no país. A Asma, ou bronquite asmática e bronquite alérgica como também é conhecida, é uma doença crônica inflamatória que estreita os brônquios e dificulta a passagem do ar, tornando mais difícil a inspiração, visto que o ar permanece nos pulmões por mais tempo que o necessário e provoca sensações de sufoco.

Sua causa exata ainda é desconhecida, mas especialistas acreditam que seu surgimento advém de uma série de fatores como, por exemplo, genética e o ambiente, conviver com poeira ou ar poluído. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais fatores causadores de asma são: mofo, pelos de animais, cheiros fortes, fumaça, refluxo, pólen, entre outros.


Diferença entre pulmão saudável e pulmão com asma (Foto: Reprodução/Mundo Educação)


É importante tomar uma série de cuidados para evitar o agravamento de quadros asmáticos, medidas que adaptam o ambiente e reduzem contato com poeira e ácaros podem ajudar quem realiza tratamento para asma. Dentre as principais recomendações médicas, estão:

Limpeza diária do ambiente (Atenção, os produtos de limpeza utilizados não devem possuir cheiros fortes e não utilizar vassouras, pois elas podem contribuir para a suspensão de partículas de poeira fina no ar).

Evitar tecidos com muitas cerdas, visto que elas podem acumular pó, inclusive em produtos de casa, como almofadas, tapetes e carpetes.

Evitar animais dentro de casa.

Utilizar cobertores antialérgicos em colchões e fronhas.

O tratamento de asma baseia-se em uso de medicação de alívio dos sintomas, medições periódicas para controle do avanço da doença. medidas que ajudam na limpeza do ambiente e utilização de vacinas para alergia prescritas por médico especialista.

Apesar de não ter cura, a asma pode ser controlada através do tratamento adequado, o paciente que está em estágio de controle, não apresenta sintomas diários ou limitações, não precisa de uso de medicamentos de alívio, e possui função pulmonar normal ou bem próxima aos níveis saudáveis.

 

Foto Destaque: Homem usando bombinha para asma (Foto: Reprodução/PneumoCenter)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo