Saúde

Dia Internacional do Yoga: celebração da data marca o impacto da prática ao redor do mundo

Em tempos que o dia a dia das pessoas tem sido cada vez mais acelerado, tornado a vida mais cansativa, o yoga ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e o Dia Internacional do Yoga celebra essa prática.

3 min de leitura
22 Jun 2022 - 14h53 | Atualizado em 22 Jun 2022 - 14h53

O yoga (ou ioga), uma antiga prática física, mental e espiritual, se originou na Índia. A palavra deriva do sânscrito e significa “unir-se” ou “juntar-se”, simbolizando a união do corpo e da consciência. Hoje é praticado em várias formas ao redor do mundo e continua crescendo em popularidade.

Reconhecendo o seu apelo universal, em 11 de dezembro de 2014, as Nações Unidas proclamaram 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga pela resolução 69/131. A data tem como objetivo aumentar a conscientização mundial sobre os muitos benefícios da prática do yoga.

A pandemia da COVID-19 gerou estresse e ansiedade entre as pessoas. A doença e o isolamento não estão afetando apenas a saúde física do paciente, mas também sua saúde emocional e até mesmo a de seus familiares, e o yoga ajuda a lidar com esses tipos de questões. Ele ajuda a amadurecer a saúde psico-fisiológica, a harmonia emocional e gerenciar o estresse diário e suas consequências.

Na Assembleia Geral da ONU, Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, comentou: "O Yoga é um presente inestimável da antiga tradição da Índia. Ele incorpora a unidade da mente e do corpo; pensamento e ação; restrição e realização; harmonia entre o homem e a natureza; uma abordagem holística para a saúde e bem-estar”, disse.

Além disso, o primeiro-ministro indiano definiu que o yoga não se trata de um exercício comum, mas de descobrir um senso de unidade consigo mesmo, com o mundo e com a natureza. “Mudar o nosso estilo de vida e criar consciência, pode ajudar-nos a lidar com as alterações climáticas. Vamos trabalhar no sentido de celebrar o Dia Internacional do Yoga", completou.


Pessoas praticam yoga por todo o mundo. (Foto/Reprodução/PYP)


Em 1893, Swami Vivekananda dirigiu-se ao Parlamento Mundial das Religiões em Chicago, nos EUA, no qual introduziu o yoga no mundo ocidental. Depois disso, muitos gurus e iogues orientais espalharam a prática por todo o mundo e, em grande escala, as pessoas começaram a aceitá-la.

Nos últimos cinquenta anos, esse não é apenas um fenômeno internacional, mas milhares de pessoas de todo o mundo consideram o yoga parte fundamental de sua rotina diária, uma vez que os seus benefícios para o corpo e a mente são efetivos.

A resolução que determinou a data como dia comemorativo observa "a importância de indivíduos e populações fazendo escolhas mais saudáveis e seguindo padrões de estilo de vida que promovam uma boa saúde", de acordo com a pasta.

A esse respeito, a Organização Mundial de Saúde (OMS) também incentivou seus Estados membros a ajudar seus cidadãos a reduzir a inatividade física, que está entre as dez principais causas de morte em todo o mundo, e um fator de risco chave para doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Segundo a ONU, o yoga pode ser um instrumento importante também na busca coletiva da humanidade por promover um estilo de vida sustentável em harmonia com o planeta. De acordo com esse espírito, o tema para as celebrações do Dia do Yoga desse ano foi "Yoga para a Humanidade."

Foto destaque: O yoga tem benefícios para o corpo e a mente. (Reprodução/Getty Images)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo