Beleza

Dezembro laranja e a prevenção de câncer de pele

O objetivo da ação, dezembro laranja é conscientizar sobre a doença de câncer de pele, pois é uma das mais incidentes no Brasil. A campanha já ajudou mais de 600mil pessoas.

18 Dez 2022 - 20h25 | Atualizado em 18 Dez 2022 - 20h25
Dezembro laranja e a prevenção de câncer de pele Lorena Bueri

Dezembro Laranja é a nova campanha que reforça cuidados contra o câncer de pele. Essa doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que constituem a pele. As células se dispõem formando camadas conforme as que forem afetadas, estabelecendo diferentes tipos de câncer.

O câncer de pele não tem a ver só com a pele como muitos dentem a crer, mas também com a saúde global de cada indivíduo, é o mais comum e predominante, sofrendo influência de fatores como sedentarismo, estresse, alimentação, má qualidade de sono, doenças em geral, alterações metabólicas e hormonais, alcoolismo, depressão, obesidade, ansiedade, medicações e assim por diante.

Os mais comuns podem ser carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. O tumor mais agressivo e complexo é o melanoma que, também, tem relação com exposições solares abruptas e queimaduras graves solares. Com a chegada do verão, as pessoas tendem a aproveitar o sol em longos períodos e negligenciar o uso de protetores solares e abusar de bronzeadores, colocando a saúde em risco.


Disgnóstico de câncer de pele (Foto: Reprodução/ cottonbro studio/ Pexels)


O carcinoma basocelular ou espinocelular pode ser caracterizada por lesões avermelhadas e às vezes ulceradas, que visivelmente nunca se cicatrizam. Já o melanoma é definido por uma lesão escurecida assimétrica, com bordas irregulares e várias colorações de dimensões variadas. Pode ser acompanhado de lesões satélites ou gânglios ampliados.

Tanto a carcinoma basocelular como a espinocelular são mais tranquilos, mas o melanoma pode ter metástases, significando que o tumor atingiu outros órgãos. A companha dezembro, laranja, tem o objetivo de prevenção precoce para que se tenha maiores chances de cura.

Dermatologistas afirmam que o uso de protetor e uma alimentação adequada é essencial para uma vida mais saudável. O maior benefício do filtro solar é a defesa contra as queimaduras de sol e o câncer de pele, causados pela exposição excessiva à radiação ultravioleta. E também ajuda no desenvolvimento de alergia e o envelhecimento precoce.

 

Foto destaque: Examinando a pele. Reprodução/ Andrea Piacquadio/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo