Saúde

Dez dias após liberação de circulação de pessoas, Xangai inicia novo lockdown

No dia 1º de junho a cidade chinesa teve liberação total de circulação da população, mas na última quinta-feira (9) novos casos de covid foram registrados o que levou o governo a decretar um novo lockdown.

10 Jun 2022 - 21h49 | Atualizado em 10 Jun 2022 - 21h49
Dez dias após liberação de circulação de pessoas, Xangai inicia novo lockdown Lorena Bueri

Dias após liberação total da circulação de pessoas, Xangai anunciou um novo lockdown que confinará mais de 2 milhões de habitantes em casa. O isolamento acontece após o centro econômico chinês registrar novo aumento nos casos de Covid-19; o governo também anunciou que pretende fazer a testagem para o novo coronavírus em mais da metade dos 25 milhões de habitantes da cidade nesse final de semana.

A política de “covid zero” adotada pela China tenta controlar os surtos da doença através do isolamento nos locais em que ela é identificada. Nos últimos dias o distrito de Minhang, região ao sul da cidade, teve casos de transmissão comunitária identificados, o que levou o governo a fazer o fechamento do distrito. Milhares de pessoas voltaram a ficar isoladas em casa após saírem de um período de dois meses de um lockdown bastante rigoroso.

Isolamento e mercado

O medo que uma nova onda de Covid se instale na cidade e que o isolamento leve mais alguns meses, evitando a livre circulação, levou a população a lotar os supermercados para estocar comida e outros itens necessários no dia a dia. Longas filas foram registradas em mercados nesta quinta (9) e sexta-feira (10); os habitantes procuram estocar alimentos básicos como carnes, vegetais, macarrão instantâneo e papel higiênico.


Moradora se prepara para isolamento com compra de itens essenciais. (Foto: Reprodução/Jade GAO/AFP).


De acordo com alguns moradores a procura por esses produtos se dá por conta da inexatidão de dias que eles passarão em quarentena. Zheng, morador de Xangai, e seus vizinhos foram pegos de surpresa no último lockdown anunciado pelo governo, no dia 13 de março. “As autoridades disseram que o lockdown seria apenas por alguns dias, mas quase dois meses e meio se passaram”, contou o morador.

A situação é semelhante com outras que ocorrerão na cidade e no mundo durante a primeira onda de Covid-19, onde milhões de pessoas correram para os supermercados a fim de garantirem alimento suficiente para enfrentarem longos meses de quarentena.

Sobre a testagem em massa Zhao Danda, vice-chefe da Comissão Municipal de Saúde de Xangai, disse em entrevista coletiva na última quinta-feira que pelo menos 7 dos 16 distritos da cidade realizarão testes em massa nesse final de semana.

Além desses sete distritos outros locais da cidade foram colocados em “gestão fechada”, com restrições que impedem a população de sair de suas comunidades ou locais de trabalho, como é o caso de Changning, distrito que abriga o Aeroporto Internacional Hongqiao de Xangai e mais de meio milhão de moradores.

Nessa quinta-feira o distrito divulgou uma nota comunicando a população que testes em massa para a Covid serão realizadas no sábado (11); informou também que “durante o período de testagem, a gestão fechada será aplicada em comunidades residenciais, onde (os moradores) só podem entrar, mas não sair”. Tanto Zhao quanto o comunicado divulgado pelo distrito de Changning não especificavam quanto tempo durará o período de testagem ou o novo lockdown.

Foto destaque: Segurança tranca porta do prédio com uma corrente durante lockdown em Xangai. Reprodução: Hector Retamal/AFP via Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo