Devido a diminuição dos casos de internação e óbito por Covid-19, inúmeros estados e capitais decidiram tornar não obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados e abertos. Na última sexta-feira (11) a pandemia completou dois anos.
Confira a seguir todas as informações sobre quais Estados estão tomando essa medida de liberação e decretando o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e fechados:
Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e nesta quarta-feira (10) o Distrito Federal também tornou livre a população do uso da mesma, deixando claro a desobrigação do uso das máscaras.
Natal, Brasília, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Florianópolis, São Luís, Teresina e São Paulo são as capitais que desobrigaram o uso da máscara em locais abertos. Segundo o governador Wilson Lima, somente a partir do dia 16 de março será válida a desobrigação do uso de máscaras em Manaus.
População no centro de BH usando mascará - infectologistas do comitê da PBH informaram que máscara só poderá ser descartada desde que não haja aglomeração. (Foto: Reprodução/Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 13/12/2021)
Critérios de segurança
Especialistas da saúde recomendam a permanência dos cuidados para o bem-estar de todos, principalmente em locais fechados, o uso do álcool em gel e máscara é fundamental, para que assim dentro desse processo não venha surgir uma nova variante.
A microbiologista e professora do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Viviane Alves é uma das especialistas que defendeu a utilização de máscaras no início da pandemia e que agora acredita ser prudente abandonar o acessório, ao considerar as diversas prerrogativas. Entre elas, menciona a cobertura vacinal.
A microbiologista ainda orienta que pessoas com baixa imunidade não deixem de usar a proteção facial. “Aquelas pessoas que desejam continuar usando a máscara em ambientes abertos poderão fazê-lo. As pessoas que tiverem receio de se infectar, têm problemas com imunossupressão, ou seja, têm uma imunidade mais baixa ou debilitada por causa de medicamentos ou doenças genéticas, que se protejam”, recomenda.
Foto Destaque : Mulher e Homem ao ar livre sem máscara. Reprodução/Getty Imagens