Tech

Descubra se o seu celular possui a tecnologia NFC

Essa tecnologia de comunicação sem fio, NFC, possibilita pagamentos por aproximação através de um smartphone e até transferência de arquivos como fotos, links e pequenas mensagens

18 Fev 2022 - 17h13 | Atualizado em 18 Fev 2022 - 17h13
Descubra se o seu celular possui a tecnologia NFC Lorena Bueri

NFC (Near Field Communication), é um tipo de tecnologia de comunicação sem fio que já se encontra presente em muitos smartphones, ela possibilita o envio e recebimento de informações entre dispositivos que estejam próximos.

É importante lembrar que, o NFC é uma tecnologia de rede sem fio, e é necessário que haja uma grande proximidade para o seu funcionamento, o que a diferencia do Bluetooth e Wi-Fi, por exemplo. Nos celulares geralmente é possível trabalhar com distâncias de no máximo 5 cm; sendo compatível com o Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay e outras carteiras virtuais.

Essa tecnologia não está apenas restrita a funções de pagamento, ela também possibilita o envio de arquivos pequenos entre dois aparelhos de forma ainda mais rápida, é possível realizar a troca de links, contatos, senhas de Wi-Fi e pequenas mensagens.


Celulares utilizando a tecnologia NFC. (Foto: Reprodução/Tec Mundo)


As tags NFC são outra ferramenta que pode ser explorada através dessa tecnologia. Esses acessórios são um tipo de chip passivo que possui comandos para o aparelho. Depois de configurar, é possível ativar algumas rotinas no celular, por exemplo, ao repousar o celular sobre uma tag no criado mudo para desligar o Wi-Fi ou programar o alarme de forma automática.

Para descobrir se o seu smartphone possui NFC é muito simples. Em dispositivos com o sistema do Google, você consegue com três passos. Primeiro abra o aplicativo de configurações do aparelho, depois clique na barra de pesquisa e digite NFC, se o dispositivo mostrar como resultado a opção ativar ou desativar o NFC significa que o seu celular possui essa tecnologia.

Em aparelhos iPhone, é possível encontrar a leitura NFC ativa nos modelos 7, 7 Plus, 8 e 8 Plus, para ativar o recurso é necessário ir na opção central de controles para ler uma etiqueta NFC. Os modelos de iPhone mais avançados não precisam dessa configuração, pois, já executam a leitura de forma passiva, sem que o usuário precise ativar nada para poder interagir com a tecnologia.

É importante lembrar que nos celulares da Apple a tecnologia NFC não pode ser usada para transferir fotos ou arquivos em PDF, para isso os usuários podem usar a ferramenta AirDrop.

 

Foto Destaque: Celular com tecnologia NFC. Reprodução/Blog BB.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo