Empreendedorismo

Descubra se o seu MEI está ativo

Sabia que a falta de pagamento do DAS pode ocasionar na suspensão, e até no cancelamento do seu CNPJ? Saiba o que você precisa fazer caso isso ocorra com o seu.

25 Jan 2023 - 19h00 | Atualizado em 25 Jan 2023 - 19h00
Descubra se o seu MEI está ativo Lorena Bueri

Ser microempreendedor individual vai além da vontade de ser o próprio patrão, ou somente de ter o seu próprio negócio. A verdade é que a pessoa que decide ser microempreendedor, deve ter ciência de que vai trabalhar muito mais, pois existem funções a serem cumpridas desde a pesquisa de tudo que seu empreendimento necessita, compras de embalagem à mercadoria final, e até, por exemplo, a emissão do boleto mensal DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

A emissão e pagamento do DAS é obrigatória para todos os microempreendedores, e caso o empreendedor não pague este boleto por 12 meses consecutivos, e também não envie as declarações, pode ter o seu CNPJ suspenso por 90 dias. E caso ainda não tenha pago, seu cadastro pode ser cancelado automaticamente, e sem um aviso efetivo.

 

Foto: Descubra se seu MEI está ativo (Reprodução: Pinterest)


POSSO REVERTER O CANCELAMENTO?

Infelizmente, após o cancelamento, não é possível reverter e reativar o CNJP. 


O QUE FAZER APÓS O CANCELAMENTO?

Caso ainda tenha interesse em permanecer sendo um microempreendedor individual, você terá que se formalizar novamente. Mas isso não te fará ter a mesma numeração do CNPJ anterior.


APÓS O CANCELAMENTO, MINHAS DÍVIDAS TAMBÉM SÃO CANCELADAS?

 

Não. O cancelamento do CNPJ não cancela as dívidas dos boletos DAS pendentes de pagamento. As dívidas continuam ativas, e o empreendedor deverá pagá-las. A boa notícia é que pode parcelar para pesar menos no bolso.

Então, caso você não tenha interesse em estar ativo no empreendedorismo e não queira fazer um CNPJ novo, o ideal é que você vá atrás de pagar as dívidas dos boletos em aberto.


COMO SABER SE MEU CNPJ ESTÁ CANCELADO?

Para descobrir se seu CNPJ está cancelado, basta acessar o site GOV.BR, clicar na aba “consultar CNPJ cancelados” e colocar sua numeração de CNPJ, ou até do CPF. Após isso, você saberá se seu CNPJ está cancelado.

 

Foto destaque: Descubra se o seu MEI está ativo (Reprodução: Pinterest)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo