Empreendedorismo

Descubra se abrir uma franquia é um bom negócio pra o seu bolso

Quer abrir uma franquia e ainda tem dúvidas? Advogado, especialista em administração de empresas responde algumas questões sobre o assunto.

22 Abr 2023 - 09h13 | Atualizado em 22 Abr 2023 - 09h13
Descubra se abrir uma franquia é um bom negócio pra o seu bolso Lorena Bueri

Antes de tudo, é comum as pessoas confundirem franquia com filial, por isso é bom esclarecer que de forma básica, a filial é um braço estendido da empresa visando atender um determinado público ou localidade, por isso, muitas vezes, este processo pode exigir adequação a demanda do mercado local, além de serem subordinadas financeiramente a empresa matriz. Já a franquia é a sede de uma marca, aberta por terceiros e os custos são bancados pelo empresário interessado em abrir a franquia (o franqueado) e não pelo dono da marca (franqueador).

As franquias surgem da seguinte maneira: o dono de um negócio decide expandir e concede a outros empresários o direito de utilizar a sua marca, para isso ele vende patentes de sua empresa permitindo a abertura de mais de uma unidade espalhadas pelo território.

A principal característica desse tipo de empresa é a padronização de produtos e serviços (incluindo fornecedores) em todas as unidades, por exemplo, você sempre receberá um copo com seu nome em qualquer loja da Starbucks e nunca vai esperar muito por um lanche em qualquer rede de fast food.


Foto: Ilustração relacionada à franquias (Reprodução/wizard.com.br).


Como as franquias tem certa autonomia jurídica, por causa da compra da patente, os contratos entre franqueador e franqueado devem ser os mais claros possíveis quanto a responsabilidade de cada parte envolvida, por exemplo no que tange a dívidas trabalhistas, lucros divididos, acordo de não concorrência e taxas diversas para manutenção da marca. O advogado Paulo Bardella Caparelli, especialista em Administração de empresas, direito constitucional e franquias tira algumas dúvidas sobre esse assunto.

  1. A franqueadora deve assumir dívidas do franqueado?

De acordo com a legislação vigente, não há relação entre as dívidas trabalhistas do franqueado e a franqueadora. Isso só irá acontecer caso o juiz entenda que não há características suficientes para determinar que a empresa devedora é uma franquia da outra, nessas situações o “franqueador” assumirá a dívida.

  1. A franqueadora pode receber remuneração dos fornecedores da cadeia de franqueados?

Há opniões divergentes quando a este assunto, embora a maioria apoie o sentido de que o franqueador pode receber uma remuneração dos fornecedores, desde que tal prática esteja descrita e detalhada no contrato. 

  1. É valida a clausula de não - concorrência?

Sim, é válida e bastante usual. Na clausula deve estar claro que que o franqueado não deve aplicar preços extremamente diferenciados e é possível também, delimitar o tempo e a atividade exercida pela franquia.

  1. É obrigatório a comprar somente dos fornecedores cadastrados?

Sim. É a compra dos fornecedores cadastrados que garante a padronização do produto final, além de ser uma vantagem economica para a franquia. 

  1. O que fazer se o franqueador não prestar contas com relação a taxa de marketing?

O franqueador deve prestar contas aos franqueados sobre o que é feito com a taxa de marketing, valor usado para investir em publicidade, caso essa prestação não ocorro ou o capital seja usado para outro fim, pode ser causa de rescisão do contrato, aplicação de multa e devolução dos valores pagos.

No Brasil o setor de franquias tem tido um bom crescimento nos anos pós pandemia, só em 2022 o crescimento foi de 14,3%, faturando mais de R$ 211 bilhões, e existem diversas possibilidades, franquias menores com investimento entre onze e vinte e seis mil reais, por exemplo Kumon, Pit Stop Skol, Maria Brasileira e as mais conhecidas e lucrativas, como Cacau Show, O Boticário e Mc Donald's. 

Foto Destaque: Logomarca de franquias (Reprodução/mercadoeconsumo.com.br). 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo