Beleza

Descubra os benéfios do Alecrim no combate a queda de cabelo

Quais os benefícios que o óleo de alecrim pode trazer para os fios e como usar. Veja as dicas dos especialistas.

14 Jan 2023 - 09h32 | Atualizado em 14 Jan 2023 - 09h32
Descubra os benéfios do Alecrim no combate a queda de cabelo Lorena Bueri

No TikTok, vários vídeos tem viralizado sugerindo que o alecrim é a solução para a queda de cabelo. Mas, qual a opinião de especialistas sobre isso?

A maioria dos vídeos consistem em uma mulher adicionar gotas do óleo essencial de alecrim ao shampoo ou em simplesmente preparar misturinhas para cabelo com o ingrediente. De acordo com os especialistas em cabelo, o alecrim tem capacidades anti- inflamatórias e adstringentes, por isso “ele pode ajudar na limpeza do couro cabeludo e na desobstrução dos folículos capilares", diz o tricologista Alberto Cordeiro.

De acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo, presidida por Adriano Almeida, o componente pode até deixar os fios mais hidratados, entretanto não existem pesquisas científicas que comprovem que o alecrim possa ser responsável pelo crescimento dos fios, os estudos recentes apontam apenas que existe essa possibilidade.

"Há uma outra pesquisa que compara o uso do óleo de alecrim a 2% com uso do Minoxidil, famoso fármaco usado para queda de cabelo, também a 2%, e ambas as substâncias apresentaram resultados semelhantes no crescimento capilar", afirma a dermatologista Letícia Rautha.

Logo, a conclusão é de que sim, a substância trata o couro cabeludo, estimula a circulação sanguínea e como consequência pode auxiliar no crescimento capilar, entretanto, outros fatores são mais impactantes para a saúde dos fios, como alimentação, consumir fontes de vitaminas B6, B12, C e D, atividade física e a qualidade do sono.


Alecrim. (Foto: Reprodução/ allthingshair)


As chances do alecrim resolver o problema da queda dos fios são boas, podendo ser usado como um tratamento complementar e, de preferência, com acompanhamento médico para decidir a dosagem necessária para cada paciente. Normalmente a concentração máxima permitida do óleo essencial de alecrim nos cosméticos é de 1%, dosagens maiores podem causar dermatite de contato e eczemas no couro cabeludo, por isso é sempre importante consultar um dermatologista.

Lembra do truque de acrescentar o óleo ao shampoo? Não é recomendado, pois os produtos comerciais já tem sua fórmula estabilizada, sendo assim adicionar qualquer componente diferente pode causar alterações no funcionamento ou desencadear alergias.

A forma mais indicada pelos profissionais é usar o chá de alecrim pra massagear o couro cabeludo.

Como usar?

  • Em uma panela adicione os talos de alecrim
  • ferva em 300ml de água
  • deixe esfriar e despeje em um borrifador spray

Depois disso é só borrifar no couro cabeludo, massagear, deixar agir por alguns minutos e lavar o cabelo normalmente. É importante ficar longe do sol durante o processo.

Os especialistas ressaltam que só isso não basta para impedir a queda de cabelo, é preciso ter hábitos saudáveis e manter cuidados diários com os fios, como hidratação, reconstrução e usar produtos compatíveis com o seu tipo de cabelo.

Foto destaque: modelo com cabelo cacheado. Reprodução/ Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo