Bem Estar

Descubra os 10 benefícios do pepino

O vegetal pepino traz diversos benefícios ao organismo humano que ninguém deve ignorar. É Portador de nutrientes, como as vitaminas C e K, além de ter magnésio, potássio e manganês.

3 min de leitura
26 Jan 2022 - 16h33 | Atualizado em 26 Jan 2022 - 16h33

O pepino é bastante utilizado com propósitos de estética, dessa forma refrescando e tonificando a pele do indivíduo, bem como auxiliando a manter a saúde capilar, podendo ser consumido em saladas, sucos ou no preparo de máscaras faciais. 

Porém, não é só em estética que esse alimento pode ser útil. A nutricionista Jessica Perez, em entrevista à “Women’s Health”, relatou: “Como qualquer vegetal, pepinos têm benefícios para a saúde, e mesmo que não sejam tão reconhecidos como a couve, por exemplo, não significa que eles não sejam bons”. Dessa forma, abaixo estão os benefícios desse vegetal.


Pepinos fatiados em rodelas ou pela metade. (Foto: Reprodução/MundoBoaForma)


01 - Super nutritivos

Uma única xícara de pepinos pode oferecer ao ser-humano: 16 calorias; 1 g de proteína; zero de gorduras,;1 g de fibra; 4 g de carboidratos; 2 g de açúcar e 2 g de sódio. 

Além disso, esses vegetais são reservas de diversos nutrientes importantes, como: Vitamina C (14% da Ingestão Diária Recomendada, ou IDR), Vitamina K (62% da IDR), Magnésio (10% da IDR), Potássio (13% da IDR) e Manganês (12% da IDR).

02 - Contêm antioxidantes e micronutrientes

De acordo com o “JARLIFE”, os pepinos contém um grupo de polifenóis chamados lignanas, que são úteis para tratamentos de câncer relacionado ao estrogênio. A especialista Jessica Perez aponta para a presença de outros tipos de oxidantes, como: beta-caroteno e flavonoides que servem de ajuda em lutas contra inflamações e proteger células contra doenças crônicas. 

03 - Ajudam a manter a pressão arterial sob controle

Por serem ricos em potássio eletrólito, os pepinos podem ajudar a reduzir a retenção de líquidos causada por sódio e assim reduz a pressão arterial, segundo a Associação Americana do Coração, dos Estados Unidos. 


Vegetal Pepino, rico em diversos nutrientes. (Foto: Reprodução/Empório das Sementes)


04 - Ajuda na digestão

Segundo Jessica Perez, as fibras ajudam a melhorar a saúde do intestino e, também, a regularidade do órgão e todas as calorias presentes em pepinos vêm de fibras. As mesmas são benéficas para o manejo de algumas condições, como a diabetes e o colesterol alto, além de preencher o estômago para evitar que o indivíduo coma demais.  

05 - Mantêm o corpo hidratado

De acordo com a nutricionista Bonnie Taub-Dix, comer esse vegetal pode ajudar a atingir sua IDR ideal de líquidos. A profissional afirma: “A quantidade de água que você vai ingerir através dos pepinos depende do tamanho da sua porção, mas como eles são feitos de 95% de água, você pode ter certeza de que uma xícara irá contribuir significativamente para suas necessidades do líquidos”.

06 - Mantêm o intestino feliz

Os pepinos em conserva são excelente quando trata-se de saúde intestinal. Bonnie informa: “O processo de fermentação os torna o combustível perfeito para o seu intestino”. O aumentos das “boas bactérias” acaba sendo útil para melhorar a imunidade.

07 - Ajudam a manter o peso ideal

Por mais que não haja um alimento específico ou exercício responsável para a perda de peso, porém os pepinos estão mais próximos dessa expectativa do que os concorrentes. Perez informa: “Eles podem ajudar com a perda de peso, já que, se você se encher deles, será menos provável que coma fast food”.


Pepino em conserva. (Foto: Reprodução/Comida e Bebida - umCOMO)


08 - Reguladores da diabetes

A especialista Jessica Perez, mais uma vez, aponta que por serem alimentos ricos em água, podem se expandir pelo estômago da pessoa. Dessa forma, o desejo por algo mais açucarado é reduzido, regulando os níveis de insulina no organismo.

09 - Fortalecem os ossos

Além do cálcio, outro nutriente de vital importância para manter ossos mais fortes é a vitamina K. Em um estudo da revista “PLos Medicine” descobriu que as mulheres na pós-menopausa que tomaram cinco miligramas da vitamina K por dia durante dois anos tiveram 50% menos fraturas do que as que não consumiram. 

10 - Versáteis na culinária

Além desse vegetal trazer tantos benefícios ao organismo, ainda pode ser um completo perfeito para qualquer prato. O pepino tem sabor neutro e, por causa disso, funciona tanto em pratos mais elaborados e refinados como em lanches bastante simples.

Foto Destaque: Pepino em rodelas. Foto: Reprodução/Depositphotos.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo