Moda

Descubra o porque da moda sênior ter conquistado as novas gerações

Vestindo com naturalidade e sem importar se as peças estão combinando, os idosos vem inspirando a Geração Z e a Millenials com a moda sênior na hora de produzir os looks

22 Abr 2022 - 18h11 | Atualizado em 22 Abr 2022 - 18h11
Descubra o porque da moda sênior ter conquistado as novas gerações  Lorena Bueri

A terceira idade está na moda. Nos últimos anos, as gerações mais novas pegam inspirações dos idosos na hora de  vestir. No Brasil, perfis no Instagram registram o outfit da melhor idade pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.


Velhos Parentes (Foto: Reprodução/Instagram)


Vitor Diogenes, 25 anos, é dono de um brechó de roupas vintages em São Paulo e do perfil no Instagram Velhos Parentes. Ele conta que a ideia de criar o perfil surgiu em 2020, após descobrir uma conta estadunidense que fazia a mesma coisa em Nova York. A partir daí, o paulistano começou a postar os registros que fazia de idosos que frequentavam brechós de igreja e bazares. Antes de publicar as fotos, Vitor utilizava delas para montar referência na hora de garimpar brechós.


Estilo Vovô (Foto: Reprodução/Instagram)


O designer Felipe Gutnik, 29, também embarcou na tendência. Ele comanda o perfil Estilo Vovô, que captura os looks sênior por Copacabana, bairro que possui maior número de idosos no Rio de Janeiro. Além da página, Felipe divide seu tempo na direção criativa da recém criada marca de roupas Welcome Sunny Garments. “A arquitetura Art Déco, peças confortáveis e modelagens fluidas trazem um apelo clássico que Copacabana sempre me fascinou”.

Não é só no instagram que encontramos essa atração pela maneira que os idosos se vestem. Em fevereiro deste ano, o designer Teddy Santis, que está por trás da marca estadunidense Aimé Leon Dore, virou o diretor criativo da coleção Made in USA, da New Balance. No anúncio da campanha, o estilista aparece com nova iorquinos da terceira idade no lugar dos esperados modelos da nova geração. Na França, em 2015, a grife Céline escolheu a escritora nova-iorquina, Joan Didion (de 81 anos na época), para modelar seus designs. A Prada não ficou atrás, o desfile masculino de inverno 2022 foi encerrado pelo ator Jeff Goldblum, de 69 anos.


Estilo Vovô (Foto: Reprodução/Instagram)


Por mais que as marcas tenham usado pessoas sênior, os modelos foram montados cuidadosamente seguindo uma etiqueta regida por cada uma delas. A novidade é que esse gosto pelo outfit da velhice cativou a geração atual, e o motivo é por que os idosos se vestem de maneira despretensiosa e com naturalidade, diferente dos influenciadores digitais que sempre estão preocupados em seguir as tendências. 

Entre tantas tendências que vêm e vão no mundo da moda, é normal acabar meio perdido na hora de saber quais estilos compõem sua personalidade. É justamente a importância de abraçar a naturalidade que a moda sênior conquistou a Geração Z. Sendo genuinamente criativo, as roupas que fazem parte desse novo estilo sênior vão além do combinar ou não combinar. Elas contam histórias.

 

Foto Destaque: Estilo Vovô Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo