Beleza

Descubra como tratar manchas causadas pelo sol

A exposição solar está entre as causas mais comuns de manchas na pele uma vez que a produção de melanina é estimulada pelos raios de sol, desencadeando o surgimento de marcas que podem ser brancas ou de tonalidade castanha

3 min de leitura
21 Jan 2022 - 13h45 | Atualizado em 21 Jan 2022 - 13h45

Alterações hormonais, fissuras na pele e envelhecimento, essas são algumas das razões pelas quais manchas podem surgir na pele. Entretanto, há uma causa ainda mais comum: o sol. Isso acontece porque nossa produção de melanina é estimulada pela exposição solar, que por sua vez desencadeia o surgimento das manchas solares. Essas marcas acabam incomodando muitas pessoas, mas a notícia boa é que é possível suavizar seu aspecto. 

Antes de seguir com o tratamento correto, é importante entender quais são as características da pele com marcas causadas pelo sol. Normalmente, as manchas solares estão presentes em áreas fotoexpostas do corpo. As pernas, braços, mãos, ombros, colo e rosto, por exemplo, são partes que são castigadas pela exposição solar crônica. As melanoses solares, são manchas de cor castanha, de forma arredondada e com um tamanho que vai de pequeno a médio. Já as leucodermias gutata, são manchas pequenas, arredondadas e brancas. Esses são os dois tipos mais comuns de manchas solares. 


Mulher aplicando hidratante facial (Foto: Reprodução/ Caroline Tompkins/ Refinery29/ Getty Images)


A principal causa para o aparecimento das melanoses solares e das leucodermias gutata é a exposição solar descuidada e intensa. Estão mais suscetíveis a essas manchas pessoas que não fazem a aplicação correta de um protetor solar com no mínimo um FPS 30 de proteção, que se expõem aos raios solares com o objetivo de se bronzear e que pegam sol entre 10h e 15h, horário em que ele se encontra mais forte. Embora as manchas solares não representem um risco para a pele, elas são um alerta, pois tanto a melanose solar quanto a leucodermia gutata favorecem o câncer de pele. 

Para tratar esse tipo de mancha, é recomendado uma visita ao dermatologista, que identificará qual é o melhor tratamento para o seu caso. Na maioria das vezes, os procedimentos mais eficazes são aqueles que contam com peelings e lasers. Já em casa, é possível manter uma rotina de cuidados com a pele, fazendo uso de um sabonete suave para limpeza, hidratante, protetor solar e séruns que tenham na fórmula ativos antioxidantes, clareadores e renovadores. 

 

Foto destaque: Mulher fazendo o skincare. Reprodução/ JGI/ Jamie Grill/ Getty Images

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo