Saúde

Descubra como a tecnologia pode ajudar a evitar doenças relacionadas ao trabalho

Máquinas que conversam entre si, realidade virtual e até mouses inteligentes. Inovações tecnológicas ajudam a preservar a saúde do trabalhador e prevenir doenças ocupacionais.

03 Mai 2022 - 21h49 | Atualizado em 03 Mai 2022 - 21h49
Descubra como a tecnologia pode ajudar a evitar doenças relacionadas ao trabalho Lorena Bueri

De acordo com dados do Observatório de segurança e saúde no trabalho e a organização Internacional do trabalho, entre 2012 e 2020, cerca de 21.467 trabalhadores sofreram acidentes de trabalho fatais no Brasil e apenas em 2020 auxílios-doença por depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais e comportamentais subiram 30%.

Em um cenário onde as doenças e acidentes de trabalho vem crescendo o uso da tecnologia surge como uma possível solução ao problema, conheça tecnologias que previnem evitam doenças ocupacionais.


Homem usando óculos de realidade virtual (Foto: Reprocução/IdoCode)


Realidade Virtual

Simuladores 3D que utilizam óculos de realidade virtual e recursos realistas interativos, são utilizados para realizar treinamentos mais efetivos, ajudando o trabalhador a vivenciar situações que exigiriam treinamento prático, tornando assim o processo de formação de novos profissionais muito mais seguro.


Mouse vertical (Foto: Reprodução / Trust)


Mouses Ergonômetros

Mouses com design inovadores criados com a mais alta tecnologia para se adaptarem naturalmente à mão humana, evitando assim lesões por esforço repetitivo (LER), causadas por longos períodos de desempenho de atividades repetitivas e contínuas e gera dificuldade de movimentação, formigamento e fadiga muscular.


IOT (Foto: Reprodução / MTI Tecnologia)


“Internet das Coisas”

A internet das coisas é uma tecnologia que permite comunicação entre máquinas e dispositivos conectados à internet, realizando uma integração entre eles e permitindo seu manuseio de forma mais rápida e segura evitando falhas de comunicação que poderiam levar a graves acidentes do trabalho.


Homem utilizando óculos de luz azul (Foto: Reprodução/ Instituto dos Óculos)


Óculos com Filtro de Luz Azul

As lentes com Filtro de luz azul ajudam a proteger a visão e reduzir desconfortos causados pelo uso excessivo do computador, evitando os malefícios causados pela luz violeta que causa danos aos olhos e bloqueia a produção de melatonina, alterando assim, o ciclo do sono podendo desencadear uma série de outras doenças graves. Os óculos podem ser utilizados por pessoas que trabalham por longos períodos em frente a um computador.

 

Foto destaque: Pessoa com óculos de VR. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo