Notícias

Deputados aprovam retomada do despacho gratuito de bagagem em voos

Agora, o texto ainda precisa passar pelo Senado para que as bagagens de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais não sejam cobradas.

27 Abr 2022 - 19h30 | Atualizado em 27 Abr 2022 - 19h30
Deputados aprovam retomada do despacho gratuito de bagagem em voos Lorena Bueri

O despacho gratuito de bagagem em voos está de volta. A Câmara dos Deputados aprovou a retomada nessa terça-feira (26) com 273 votos a favor e 148 contra. Assim, fica definido que bagagens de até 23 quilos não serão cobradas em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais.

Mesmo com orientação contrária do governo, os deputados aprovaram o retorno durante a votação de uma medida que altera as regras do setor aéreo, conhecida como ‘MP do Voo Simples’. Essa medida não constava no documento original enviado pelo Executivo. Agora, aprovado na Câmara, o texto precisa passar pelo Senado.

Entre os deputados, a deputada Perpétua Almeida (PcdoB-AC) votou a favor. “Adotada a medida e passados mais de dois anos, não houve redução dos preços das passagens aéreas, e sim aumentos exorbitantes e queda na qualidade dos serviços prestados”, declarou.


“Voo Simples” flexibiliza as regras para o setor aéreo (Foto: Divulgação/ Marcelo Camargo/ Agência Brasil)


Já o deputado e relator da matéria, General Peternelli (União-SP), votou contra o retorno da gratuidade. “Se nesse avião de 300 lugares já estão inclusas 300 bagagens de 23 quilos, a companhia aérea não vai poder levar outro tipo de bagagem e logicamente vai aumentar o preço. A companhia aérea não tem interesse em subir o preço indefinidamente, se não, não vai ter pessoas que comprem a passagem”, disse.

Ele continuou, alegando que o aumento da passagem tem a ver com outras questões. “Alguns estão dizendo que a passagem aumentou, realmente aumentou, nós tivemos pandemia, tivemos um aumento do petróleo do combustível de aviação”, finalizou.

Até o momento, as bagagens em voos nacionais e internacionais são cobradas à parte, além do valor da passagem. Esse valor varia de acordo com a empresa, que estipula os próprios critérios de cobrança.

 

Foto Destaque: Medida, caso aprovada pelo Senado, valerá tanto para voos nacionais quanto internacionais – Créditos: Reprodução/ Jornal O Hoje

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo