O depilador de cristal, que se tornou um sucesso no aplicativo TikTok, promete eficácia em remover os pelos e esfoliar a pele de uma maneira rápida e indolor. Em vídeos publicados nas redes sociais, a depilação acontece em questão de segundos.
Segundo as orientações dos fabricantes do produto, basta passar o cristal na região desejada, realizando movimentos circulares, para remover os pelos e conquistar a pele dos sonhos. Além de acessível, o produto garante uma durabilidade de até três anos. Na internet, o item pode ser encontrado em versões a partir de R$ 47,00.
Outro diferencial do depilador de cristal é que, ao contrário da maior parte dos outros depiladores, ele é permitido por companhias aéreas na bagagem de mão.
Mulher usando depilador de cristal (Foto: Reprodução/Divulgação)
Eficácia e segurança
A médica dermatologista Natasha Crepaldi, particiante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pós-graduada pela Associação Internacional de Medicina Estética, explica como esse utensílio funciona. “O depilador de cristal associa um acoplador manual de plástico e uma lâmina esfoliante de microcristais de vidro, que quebram os fios quando entram em contato com a pele”, afirma Natasha.
A também médica dermatologista Regina Buffman, sócia da clínica Alfa Dermatologia Avançada, afirma que o produto não engrossa os pelos e deve ser aplicado na pele seca, preferencialmente depois de um banho de água morna, pois os poros estarão mais dilatados, o que facilita a depilação.
O depilador de cristal não deve ser compartilhado e é contraindicado para as pessoas que possuem pele sensível. Ademais, o produto pode causar ferimentos e até queimaduras nas regiões mais sensíveis do corpo, como virilha, axila e face. “O risco do produto de provocar escoriações é alto. Por isso, costumamos aconselhar aos pacientes a depilação a laser“, afirmam ambas as especialistas.
Em síntese, o produto famoso entre os tiktokers é eficaz, porém não é indicado para todos e muito menos recomendado por dermatologistas.
Foto destaque: depilador de cristal (Reprodução/Divulgação).