Gastronomia

De cupuaçu a lagosta: conheça as cervejas que fogem do tradicional

Em outubro a Oktoberfest celebra a cervejaria clássica, na contramão, as cervejarias artesanais apostam em combinações cada vez mais inusitadas e instigantes ao paladar do público.

18 Out 2022 - 12h00 | Atualizado em 18 Out 2022 - 12h00
De cupuaçu a lagosta: conheça as cervejas que fogem do tradicional  Lorena Bueri

Não é de hoje que as cervejarias artesanais vêm inovando e trazendo propostas mais criativas para além das cervejas tradicionais. Sabores de frutas, bacon, lactose e até lagosta, estão chamando a atenção dos cervejeiros mais atrevidos. A Oktoberfest, que acontece em outubro, celebra o universo da cerveja em seus festivais, mas fora dela novas experiências estão ganhando o mercado.

A festa de tradição alemã preza pelas cervejas clássicas e seguem a Lei da Pureza Alemã, que classifica como puras apenas as cervejas fabricadas a base de água, malte de cevada e lúpulo.  As cervejas que levam trigo e milho já estariam de fora dessa classificação, mas alguns empreendedores tentam inovar inda mais.

A Cervejaria Trilha, de origem paulistana é conhecida por suas composições inusitadas de cervejas com cupuaçu, bacuri, açaí, lactose, cajá, entre outras frutas e até legumes, como pepino. Agora traz a novidade de combinar cerveja com amora, beterraba e casca de limão.


A cervejaria Trilha já produziu mais de 300 receitas ao longo de 6 anos (Foto: Reprodução/Instagram)


Os cervejeiros apostam que não há regras na hora de pensar as composições, pois cada ingrediente criará uma combinação única que pode agradar ou não a diferentes gostos.

O microlote Super Sorachi feito pela Japas Cervejaria com colaboração da Three Monkeys Beer, que é carioca, apostou em macarrão de arroz e gergelim torrado para criar cervejas com muita cremosidade.

A empresa americana 21st Amendment Brewery  optou por trazer um toque mais salgado com água de ostra nas suas cervejas. A também americana Dog Fish foi além, lançando em a edição Chocolate Lobster, que se repete em todo verão, com lagostas que são adicionadas vivas na receita durante o cozimento.

Essas cervejas, no entanto, dificilmente chegam a prateleiras de grandes lojas, por serem feitas em pequenos lotes e com prazo de validade mais curto. A maneira mais fácil de encontrar é visitando diretamente as fábricas artesanais.

A especialista no assunto, Julia Reis, jurada em concursos cervejeiros diz que essa nova onda caminha para a maximização do uso das polpas de frutas e mimetização de sobremesas, o que cria bebidas com sabores de tortas e pão de mel. O fato é que sabores inusitados despertam a curiosidade dos consumidores, principalmente os cervejeiros mais ousados. Julia também incentiva quem ousar em casa e criar suas próprias combinações, que poderiam não ser encontradas comercialmente.

Foto destaque: Cervejaria Trilha já produziu mais de 300 receitas Foto: Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo