Moda

De Dior ao comando de três marcas de moda nacionais: "Apresento-lhes, Paula Kim"

Paula Kim, paulistana que já trabalhou para nomes como Zara, Tommy Hilfiger e Dior, hoje comanda três marcas que estão fazendo sucesso no cenário da moda nacional.

10 Abr 2022 - 09h00 | Atualizado em 10 Abr 2022 - 09h00
De Dior ao comando de três marcas de moda nacionais: 'Apresento-lhes, Paula Kim' Lorena Bueri

Paula Kim, paulistana, é peça chave de três marcas que estão em alta na moda nacional: P. Andrade, neogrife que chefia junto de seu marido, Pedro Andrade; Lapô, focada em roupas esportivas; e M.I.L., que seria algo como um laboratório criativo.

Formada em moda na Central Saint Martins, em Londres, aspirando seguir os passos de certos ídolos, como John Galliano, especializou-se em estamparia no período da faculdade. Tirando um ano para estagiar, foi parar em Nova York, como parte do time de Diane von Fürstenberg, e na sequência, em Paris, acabou no ateliê da Dior. Ela fez um pouco de tudo na grife francesa: Ready-to-wear, ilustrações para lenços de seda e alta-costura. Teve a oportunidade de ser efetivada, mas decidiu terminar os estudos no Reino Unido.

“Todo mundo acha que estudar moda na Saint Martins é o céu, mas eu chorava muito porque os professores são extremamente exigentes. Eles te puxam até o limite, é tipo uma terapia de choque. Mesmo assim, foi uma época incrível de aprendizados e de muita liberdade.” Disse Paula sobre seu período na faculdade.


Paula Kim vestindo suas marcas. (Reprodução: Revista Vogue/Bel Lafer)


Formada, vai para terras espanholas, na cidade de La Coruña, sede da Zara, e logo depois chega em Amsterdã, com um emprego na Tommy Hilfiger. Dez anos depois, volta ao país natal. “Sempre quis voltar, sentia que o meu futuro era aqui, que o amor da minha vida estava aqui.”

Foi uma fala precisa. Como que por obra do destino, não tardou em encontrar quem seria seu futuro marido, no aeroporto de Porto Alegre. “Eu precisava ver o número do portão na televisão e um menino muito alto estava na minha frente, cobrindo a tela inteira. Fiquei morrendo de raiva daquela pessoa. Chegando ao destino, fui participar de uma mesa de TCC e quem estava lá, paradinho na mesma posição? Ele! Levei um susto e me apresentei.”

Da coincidência nasceu um casamento, e do casamento uma parceria criativa que rege as marcas que o casal comanda. A mais recente, P. Andrade, que teve sua estreia no São Paulo Fashion Week em novembro (2021), é onde se permitem ser mais ousados. “Tínhamos uma necessidade de ter algo para deixar a criatividade correr mais solta. Quando trabalhamos juntos, tudo flui rápido, nossa sinergia é muito boa.”

Já a Lapô foi fundada com a amiga Gabriela Brandileone, em 2021, e é um reflexo da vida atlética da dupla. Foi criada com a sustentabilidade, consideração com os vários tipos de corpos e com um design menos óbvio em mente.

As práticas sustentáveis estão presentes na produção não apenas da Lapô, mas também da P. Andrade, com o uso de fibras recicladas e biodegradáveis e embalagens de biomassa. Também será lançado um projeto de capacitação de costureiras no Jardim Guacuri, São Paulo. A preocupação com a sustentabilidade é um padrão no trabalho de Paula, que foi responsável pela primeira coleção com elementos ecológicos da Renner.

Essa preocupação vem junto de um senso aflorado de comunidade, evidente no trabalho com o laboratório criativo, M.I.L., criado após perceber as perguntas técnicas que Pedro recebia sobre sua profissão. “Aqui no Brasil, eu sinto que tudo é muito sigiloso, você precisa tomar cuidado com o que pergunta, ninguém quer compartilhar fornecedores, referências. Mas como vamos crescer como designers sem esse diálogo?” Eles oferecem diversos cursos e workshops lá, com temas como “Processo criativo” e “Construindo uma marca”. Ocasionalmente também se unem em projetos com outras marcas para o lançamento de produtos.

Curiosamente, ela não teve a infância comum de muitos estilistas, que já desenhavam roupas para seus bonecos e bonecas. Ela fazia colagens, pinturas e outros trabalhos manuais. Ter chegado na indústria, segundo ela, foi mais uma obra do destino. A alma artística de uma casa com pai engenheiro e mãe administradora, Paula sente falta da emoção na moda. “Antes era mais comum as marcas causarem uma reação nas pessoas, alguns desfiles já me fizeram chorar. Hoje, isso acontece muito menos, talvez o foco principal não seja mais esse.” Apesar da declaração, ela garante que ainda se comove, mas agora com estilistas menores e menos conhecidos.

 

Foto destaque: Paula Kim. Reprodução/Revista Vogue/Bel Lafer

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo