Notícias

Data de diplomação de Lula e Alckmin vai acontecer em 12 de dezembro

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que a diplomação de Lula e Alckmin vai ser em 12 de dezembro. Esta trata-se da última etapa do processo eleitoral e a partir desta o presidente eleito está apto para o mandato

30 Nov 2022 - 10h32 | Atualizado em 30 Nov 2022 - 10h32
Data de diplomação de Lula e Alckmin vai acontecer em 12 de dezembro Lorena Bueri

Nesta terça-feira, 29, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai acontecer no dia 12 de dezembro, às 14h. A entrega do diploma oficializa os resultados das urnas, conforme o “g1”. Este trata-se do último passo do processo eleitoral e, também, é uma condição formal para a posse, com data marcada para o dia 1º de janeiro de 2023, onde vai receber a faixa presidencial. 

É a partir da diplomação que o candidato eleito está apto para o mandato. Além de Lula, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também vai ser diplomado no dia 12. Assim, Jair Bolsonaro (PL) torna-se ex-presidente, de fato. A data anteriormente estipulada era 19 de dezembro.

Nesta segunda-feira, 28, em reunião com políticos do MDB, Lula disse que só depois da diplomação é que vai anunciar os nomes dos futuros ministros. 

Em eleições anteriores a data era diferente. Segundo a “Revista Fórum”, no ano de 2018, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão foram diplomados em 10 de dezembro. No caso de Dilma Rousseff e Michel Temer, a diplomação foi no dia 18 de dezembro de 2014. 


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @revistaforum)


Lula, na noite deste domingo, 27, chegou a Brasília para passar uma segunda estadia na capital desde que saiu vitorioso das eleições, em 30 de outubro. 

O presidente eleito procura conversar com os grupos técnicos da transição de governo, bem como participar de negociações a respeito da PEC da Transição e desenhar sua equipe ministerial.

Quando foi nesta terça-feira, ele passou o dia no hotel, recebendo aliados e políticos. De acordo com o “g1”, ele esteve com líderes do PSD.

Lula, na segunda-feira, 28, foi para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a sede da transição de governo. Após isso, no hotel, conversou com políticos do MDB.

Foto Destaque: Lula. Reprodução/Twitter @PortalSBN.  

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo