Notícias

Dalai Lama pede desculpas após vídeo polêmico com criança

“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras”, disse o escritório de Dalai Lama.

10 Abr 2023 - 21h13 | Atualizado em 10 Abr 2023 - 21h13
Dalai Lama pede desculpas após vídeo polêmico com criança Lorena Bueri

Um vídeo polêmico gravado em fevereiro do líder espiritual tibetano, Dalai Lama, em um evento no norte da Índia viralizou recentemente nas redes sociais. Em trecho do vídeo, Lama de 87 anos, beija um menino na boca, logo depois, mostra a língua e pede para "chupa-la".

Nesta segunda-feira (10), o escritório de Dalai Lama declarou  por meio de um comunicado que: “deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”. Segundo declaração. “Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras”.

O vídeo foi gravado em um evento em 28 de fevererio com a M3M Foundation em Dharamshala, onde Lama mora em exílio permanente. A identidade da criança em questão não foi divulgada. 

Com sede em Nova Deli, Haq: Center for Child Rights, o grupo de direitos da criança condenou “toda forma de abuso infantil”. Afirmou também. “Algumas notícias se referem à cultura tibetana sobre mostrar a língua, mas este vídeo certamente não é sobre nenhuma expressão cultural e, mesmo que seja, tais expressões culturais não são aceitáveis.”, conforme informações passadas a CNN.


Dalai Lama pede desculpas em comunicado pelo incidente.(Reprodução/@DalaiLama/Twitter)


Quem é Dalai Lama?

Os Dalai Lamas são os principais líderes espirituais do budismo tibetano, também são considerados as manifestações do Buda da Compaixão.

Envolvido na gravação polêmica, o 14º Dalai Lama Tenzin Gyatso que é considerado a 74ª manifestação do Buda iluminado da compaixão. Desde 1959, ele está no norte da Índia em exílio, em uma cidade chamada Dharamshala, depois de um motim tibetano sem sucesso contra as forças de ocupação chinesas. Ele é o representante principal pela autonomia do Tibete.

Em 1989, Dalai Lama recebeu um prêmio "Nobel da Paz". De acordo com o comitê do prêmio, ele promoveu soluções pacíficais baseadas na tolerância e respeito mútuo.

Outras polêmicas

Em uma entrevista dada à BBC, no ano de 2019, ele acabou comentando que se seu sucessor for uma mulher, ela deveria ser “atraente”. Já no ano anterior, a respeito do aumento dos refugiados africanos na Europa: “Toda a Europa (irá) eventualmente se tornar um país muçulmano? Impossível. Ou país africano? Também impossível”, ele disse. Também acrecentou que é melhor “manter a Europa para os europeus”.

Foto destaque: Dalai Lama. Reprodução/@DalaiLama/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo