Mundo Animal

Curiosidades sobre a lontra no seu dia mundial

Todo ano, na última quarta-feira de maio, é comemorado o dia mundial da lontra. Algumas curiosidades sobre o animal que possui uma espécie nativa da América do Sul

01 Jun 2023 - 11h40 | Atualizado em 01 Jun 2023 - 11h40
Curiosidades sobre a lontra no seu dia mundial Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (31), foi comemorado o dia mundial da lontra. Um mamífero da família dos Mustelídeos e que é uma espécie de uma doninha. Presentes em quase todo o planeta, há 13 espécies diferentes do animal, inclusive uma específica da América do Sul. 

Em homenagem ao dia mundial do animal, cinco curiosidades que poucas pessoas conhecem deles. 

1 – Não é surpresa dizer que as lontras são excelentes nadadores. Entretanto, todas as espécies são grandes caçadoras e que suas alimentações são baseadas em frutos do mar, crustáceos e outros animais marinhos. As lontras-marinhas, especialmente as encontradas no Oceano Pacífico, possuem uma forma diferente, exótica, de abrir os mariscos que caçam. Elas flutuam na água de costas, enquanto colocam uma pedra no peito, e esmagam o molusco até que consigam abrir. 


As lontras se alimentando enquanto flutuam de costas (Reprodução/Twitter Point Defiance Zoo & Aquarium)


2 - As lontras precisam manter seus pelos bem cuidados e limpos para nadarem melhor. Já foi dito que elas são uma das melhores nadadoras do mundo animal, com seus pés e caudas agindo como lemes, enquanto as narinas e os ouvidos se fecham impedindo a entrada de água. Apesar disso, elas possuem um pelo enorme, que pode atrapalhar em certos momentos. Por não possuírem gordura nas pelagens, tornando-o impermeável, como outros animais possuem, ela precisa se pentear com cuidado, para que os pelos não atrapalhem na natação. Além disso, seus pelos servem também como forma de proteger o animal do frio ao entrarem na água. 

3 - A terceira curiosidade não é uma surpresa tão grande assim, a maioria das pessoas já imaginavam. Sim, o cocô das lontras é fedorento. Alguns especialistas acreditam que esse fato se deve por causa da sua dieta única de frutos do mar. 

4 - As lontras são bastante carinhosas umas com as outras e gostam de brincar. Elas gostam de se abraçar ao demonstrar carinho, e de se divertir saltando em rios e riachos. Além disso, as lontras marinhas quando precisam dormir, as vezes se enrolam em algas para não saírem flutuando sem rumo e em alguns casos, elas enrolam seus pés, uma com as outras para que não sejam separadas pela correnteza dos rios. 

5 - Finalmente a lontra nativa da América do Sul. A maior de todas as lontras, conhecidas como lontra-gigante, é uma espécie única da região. 

Encontrada em quase todo o continente, no Brasil localizada principalmente no Pantanal e na Amazônia, elas podem chegar a ter até 1,80 metro de altura na fase adulta, com os machos pesando até 45 quilos, enquanto a fêmea pode chegar até 25 quilos. 

Diferente das demais lontras ao redor do mundo, as lontra-gigante não são conhecidas pelo seu jeito brincalhão e amigável, pelo contrário, elas são extremamente agressivas, principalmente as fêmeas durante o período gestacional ou quando estão protegendo seus filhos. 

Foto Destaque: Lontra posando para a foto (Reprodução/Instagram Joel Sartore)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo