Beleza

Cuidados para manter o cabelo saudável

É importante ter alguns cuidados com o cabelo para que ele fique sempre saudável e hidratado. Portanto, aqui estão algumas dicas para manter os fios sempre em bom estado.

18 Dez 2020 - 00h06 | Atualizado em 18 Dez 2020 - 00h06
Cuidados para manter o cabelo saudável Lorena Bueri

Para se manter um cabelo saudável e com vida, é fundamental alguns cuidados com as madeixas. Certos hábitos ajudam a saúde do cabelo e ainda contribuem para uma aparência melhor. Por isso, essas dicas vão ajudar na hora de se dedicar aos fios. 

Lave seu cabelo de forma correta na hora do banho

Para cada tipo de cabelo é importante utilizar os produtos certos indicados. Há inúmeras linhas com produtos destinados a cabelos ondulados, lisos, crespos, oleosos, tingindos ou secos. Além disso, o shampoo deve ser usado apenas na parte do couro cabeludo, o qual deverá ser massageado. 

Não é recomendado esfregar o comprimento do cabelo com shampoo, uma vez que o mesmo tende a enfraquecer os fios e consequentemente, causar quebras. Além disso, é preferível a água morna ou fria, já que esse hábito ajuda a fechar as cutículas do cabelo e diminui as chance do fio escamar ou ficar arrepiado. 

Cuidado ao secar o cabelo

Na hora da secagem, a toalha deve ser manuseada de forma que não se esfregue o cabelo. Ademais, uma toalha macia ajuda para que os fios se mantenham inteiros.

A melhor opção é deixar que o cabelo seque naturalmente, mas caso haja o uso de chapinha ou secador, é importante utilizar um termoativo para proteger os fios do calor que esses aparelhos fornecem. Evite que o secador fique muito próximo da raiz e não deixe a chapinha por muito tempo na mecha de cabelo.


Mulher com secador de cabelo. (Foto: Reprodução/Pixabay)


Proteja os fios do sol e corte o cabelo regularmente 

Assim como nossa pele, o cabelo também deve ser protegido dos raios ultravioleta, já que também são nocivos a vida do cabelo, podendo causar ressacamento, fotoenvelhecimento e fragilidade. Logo, é importante adotar medidas para evitar esses problemas. Bonés e chapéus são ótimos protetores em dias ensolarados, assim como os termoativos e óleos que possuem filtro UV na composição. O coque também é uma opção para proteger o cabelo do sol, pois evita que o cabelo todo esteja exposto, deixando apenas uma pequena parte desprotegida, podendo sofrer menos danos. Recomenda-se ficar na sombra sempre que possível.

Quando o cabelo é cortado com uma certa frequência, isso ajuda a fortificá-lo e ainda evita que as pontas duplas apareçam, dando uma aparência melhor e deixando os fios com mais vida.

Leia mais: Transição capilar: um processo de liberdade

Evite produtos químicos e mantenha uma alimentação saudável

O excesso de química enfraquece e quebra o cabelo, portanto, é fundamental ter cuidado ao usar qualquer produto químico que possa danificar os fios. Caso o uso seja feito, a melhor forma para não atingir drasticamente o cabelo é dando um espaço de tempo para usá-lo novamente.

Assim como uma alimentação saudável faz bem para nosso organimo, fornecendo nutrientes, isso também reflete no cabelo. Portanto, manter uma alimentação balanceada, com bons alimentos como legumes, verduras, frutas e proteínas ajudam na saúde dos fios.

(Foto Destaque: Cuidados para manter o cabelo saudável. Reprodução/kaleido-dp/Pixabay)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo