Mundo Pet

Cuidados com a higiene da orelha do seu Pet

A limpeza das orelhas do seu cachorro é muito importante e deve ser feita semanalmente para evitar fungos, bactérias e excesso de cera que pode causar doenças. 

16 Out 2022 - 20h53 | Atualizado em 16 Out 2022 - 20h53
Cuidados com a higiene da orelha do seu Pet Lorena Bueri

Para evitar inflamações, evitar a proliferação de micro-organismos nocivos e não afetar a audição, a limpeza nas orelhas dos cães deve ser feita regularmente. A não limpeza pode causar danos permanentes e a doença mais comum é a otite, causada principalmente por sujeiras excessivas e umidade no local.

O ideal é acostumar o seu cachorro a ter as orelhas higienizadas desde filhote para não ter problemas mais tarde, alguns pets ficam amedrontados e podem morder. Manter rotinas desde pequeno é sempre a melhor opção para não gerar muitos problemas quando crescem, como higienizar os dentes.


Cachorro com orelha machucada. (Foto:Reprodução/Sergio Souza/Pexels).


A orelha é basicamente dividida em três partes: ouvido interno que possui a cóclea que é o órgão responsável pela audição, pelo sistema vestibular e por manter o equilíbrio corporal. O ouvido médio, formado pelo tímpano e uma câmera de ar com três ossos, dois músculos e a trompa de Eustáquio, que se conecta com as cavidades nasais e este conjunto vibra com os sons. Já o terceiro, é o ouvido externo, que possui o canal auditivo e a pina, formada por cartilagens e recoberta por pêlos.

O canal auditivo dos caninos são tão sensíveis que podem escutar um som até 10x mais alto que o ser humano, foguetes por exemplo, são um tremendo incômodo para os bichinhos, podendo ferir sua audição, além de causar medo. 

Fique de olho para o surgimento de qualquer tipo de lesão, pois deve ser tratada para não inflamar. A cicatrização de qualquer ferida deve ser cuidada para evitar infecções. A limpeza da orelha precisa ser feita semanalmente e não pode ser negligenciada.

Para tudo existe uma receita caseira hoje em dia, chá-verde, água com vinagre, óleo de amêndoas, entre outras coisas são usadas por pessoas em casa, infelizmente não se pode olhar na internet e fazer tudo o que está escrito. Uma pesquisa breve deve ser feita sim, entretanto a primeira opção é um médico veterinário, pois, ao invés de uma melhora, a situação pode piorar.

Uma dica muito importante é que nunca deixe as orelhas úmidas, sempre sequinhas.

 

Foto Destaque: Bulldog francês. Foto:Reprodução/Anna Shvets/Pexels. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo