Beleza

Cronograma capilar para crescimento e saúde dos fios

Diga adeus aos fios opacos, quebradiços e sem vida com essa técnica que já ganhou o coração das brasileiras. De forma prática e simples, você pode adotar esses passos para cabelos mais saudáveis.

13 Abr 2023 - 10h11 | Atualizado em 13 Abr 2023 - 10h11
Cronograma capilar para crescimento e saúde dos fios Lorena Bueri

Os cabelos são um dos aspectos que mais influencia a autoestima de uma pessoa, por isso, cabelos saudáveis são, muitas vezes, sinônimo de autoconfiança. Quer saber como se livrar das pontas ressecadas, fios quebradiços, pontas duplas e cabelo opaco? O cronograma capilar pode ser um verdadeiro divisor de águas na saúde das suas madeixas! 

O chamado cronograma capilar se tornou popular já há alguns anos, mas os resultados que ele proporciona mantém o método “firme e forte”. O cronograma consiste em dividir os cuidados com seu cabelo em algumas etapas (hidratação, umectação e reconstrução) e repetir espaçadamente cada uma dessas. Sendo que cada etapa tem um objetivo diferente no cuidado com os fios e os resultados podem ser vistos em poucas semanas. 

 O cronograma capilar pode e deve ser adaptado à sua rotina, seu tipo de cabelo e, claro, seus objetivos pessoais. Alguns dos aspectos que podem te ajudar a elaborar seu próprio cronograma são: 

  • A frequência com que você lava o cabelo 
  • Seu tipo de cabelo e fio 
  • Se você usa calor ou química no cabelo 
  • Quão danificados estão os fios 
  • Os aspectos que você deseja melhorar no cabelo 

 

Uma das versões mais tradicionais do método. (Foto: Reprodução/O Boticário)


Após alguns meses, você deve observar que o aspecto do cabelo está muito mais saudável, forte e bonito e, então pode optar por fazer apenas uma “manutenção” dos resultados, reduzindo assim a frequência de algumas etapas como a reconstrução, por exemplo. 

Com constância e fazendo cada etapa de forma adequada, será fácil e rápido observar a recuperação dos seus fios, que ganharão ainda mais vida. O cronograma em si não faz com que seus cabelos cresçam mais rápido - até porque esse é um processo que ocorre de dentro para fora, então muito pouco se pode fazer externamente para acelerar o crescimento -, mas ajudam a melhorar as pontas duplas, um dos motivos que fazem as pessoas cortarem “só as pontinhas”, portanto, você acaba tendo que cortar menos as pontas, perdendo menos comprimento ao longo dos meses. 


Adapte o cronograma ao seu tempo e preferências. (Foto: Reprodução/Parenting First Cry)


Mas se desejar focar mais no crescimento dos fios e aderir ao #projetorapunzel, você pode aliar cuidados com a saúde - alimentação rica em nutrientes, exercícios físicos, qualidade de sono e ingestão da quantidade adequada de água -, junto com tônicos capilares e massagear o couro cabeludo com certa regularidade aos seus cuidados com o cronograma ideal para você. 

Lembrando que vc pode investir em um kit com produtos cosméticos para cronograma capilar ou optar pelos tratamentos caseiros, os quais também fazem milagres

Um cronograma capilar que combine com as necessidades de seu cabelo e sua rotina, sem sombra de dúvidas te ddeixará com resultados incríveis e madeixas maravilhosas!  

 Foto destaque: Aplicação de óleos 100% vegetais pode compor o processo do cronograma. Reprodução/Be Beautiful 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo