Moda

Crochê: saiba tudo sobre a grande tendência do verão 2022

O verão 2022 chegou e com ele uma tendência que promete ficar no mundo da moda por muito tempo: o crochê. Venha saber como usar e um pouco da sua história.

11 Jan 2022 - 11h01 | Atualizado em 11 Jan 2022 - 11h01
Crochê: saiba tudo sobre a grande tendência do verão 2022 Lorena Bueri

Quando mencionamos a palavra “crochê”, você já pensou em sua avó sentada naquela cadeira de balanço fazendo os famosos sapatos para recém-nascidos? Pois, então saiba que esse artesanato é uma das maiores apostas para ter muito estilo no verão de 2022 e arrasar pela estação mais quente do ano.

Origem

Estudiosos especulam que o crochê tenha surgido no século XVI, mais precisamente na Arabia, situada no  Oriente Médio. Mas como a modalidade se espalhou pelo mundo? Os historiadores acreditam que isso ocorreu devido às rotas comerciais do Mediterrâneo, logo conquistando a população da América do Sul.


Mulher faz crochê. (Foto: Reprodução/ Getty Images)


Apesar de se tratar de uma arte manual que exige equilíbrio entre características como precisão e delicadeza, inicialmente o crochê era desvalorizado, visto que afirmavam se tratar de uma forma barata de tentar reproduzir tecidos mais caros, como a renda, por exemplo. Especula-se que a opinião popular acerca da modalidade tenha mudado ao fim da Revolução Francesa, no ano de 1799, quando a realeza passou a praticar o crochê como hobby.

Evolução e aperfeiçoamento da técnica

Apesar de o crochê se tratar de uma arte antiga, não é atoa que ela atravessa gerações. Além de se tratar de um ótimo passatempo para relaxamento, deixando a mente correr solta, a técnica tem se aperfeiçoado com o passar do tempo. 

 

Atualmente a modalidade deixa sua versão tradicional para se tornar cada vez mais ousada, se diferenciando também em suas modelagens e aplicações. Pensa que ele pode ser usado apenas no inverno, como em casacos e luvas? Os novos materiais, atrelados a técnica provam serem uma excelente aposta para o verão e os famosos deixam isso bem claro com os seus looks.

 

Para começar sem erro

Como o crochê se trata de uma peça que apresenta como características, ser pesada e marcante, o ideal é analisar o seu estilo pessoal para ver se, e como ele melhor irá lhe atender. 


Lelê Saddi usa crochê. (Foto: Reprodução/Instagram)


Mas para quem deseja provar o gosto dessa tendência sem erro, a dica é apostar em cores que sejam coerentes com a paleta que você costuma utilizar. Ou ainda, compor looks onde o crochê seja o ponto de cor, como acima.

Biquini

A maior aposta para o verão quando falamos do crochê é o biquíni: com diversas modelagens, cores e técnicas, ele promete estar em alta pelas ruas e areias do Brasil, podendo ser combinado com saídas de tecido leve, ou até mesmo um jeans, como este exemplo:


Lizzo usa crochê. (Foto: Reprodução/Instagram)


Com glamour

As novas possibilidades de modelagens do crochê permitem que nós vamos de um visual divertido e despojado, até uma versão elegante para um luau, por exemplo. Veja este exemplo, onde temos mais de uma textura na mesma peça e variadas modelagens.


Thassia Neves usa crochê. (Foto: Reprodução/Instagram)


O crochê chegou e promete ficar por muito tempo no guarda-roupa de quem se identificar com sua proposta.

Foto Destaque: Bruna Marquezine usa crochê/ Reprodução: Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo