O trabalho manual tem ganhado cada vez mais espaço no cenário da moda, principalmente nacional. Na SPFW N58, diversas marcas apresentaram a técnica em seus desfiles, como David Lee, LED, Ateliê Mão de Mãe, Projeto Ponto Firme e Catarina Mina. Essa tendência vem, também, das redes sociais e da onda aestethic, ganhando ainda mais força ao ser apresentada nas passarelas dos desfiles. Confira mais sobre essa tendência.
Crochê ganha as passarelas da SPFW N58
A forte presença do crochê nas passarelas da SPFW N58 mostra que essa é uma das grandes tendências para o verão 2025, seja por meio de acessórios ou peças de roupas. Marcas como David Lee, Ponto firme, Catarina Mina e LED, mostraram que o handmade tem tudo para conquistar as ruas na próxima estação. O crochê sempre esteve presente na vida dos brasileiros e agora se mostra cada vez mais forte.
Desfile de David Lee na SPFW N58 (Vídeo: reprodução/Instagram/@spfw)
Seja pela tendência astethic, ou por sua diversidade, com o crochê é possível investir em diversas peças de roupas e acessórios. Na SPFW N58, a técnica foi apresentada de diversas formas, seja mediante bordado, bolsas, brincos, ou peças inteiriças. A técnica artesanal estimula a criatividade e versatilidade.
Crochê: dos tempos antigos aos tempos atuais
Não se sabe, exatamente, qual a origem do crochê, mas acredita-se que ele tenha inspiração em técnicas artesanais orientais. Sua popularização começou no século XIX, e desde então, a técnica tem sido uma fonte de renda de diversas famílias, além de ser um hobby para algumas pessoas.
Atualmente, se mostrou ainda mais popular com o handmade, ou seja, peças feitas a partir de técnicas de crochê. E se engana quem pensa que só há uma forma de usar crochê, pois ele pode ser utilizado desde o estilo boho chic, até estilos mais clássicos. O crochê valoriza o trabalho artesanal e sustentável e é possível aprender a técnica do zero, pois existem diversos vídeos nas redes sociais que ensinam o crochê.
Foto destaque: desfiles de David Lee, Ateliê Mão de Mãe e na SPFW N58 (Reprodução/Instagram/@ffw)