Saúde

Crise no sistema nacional de saúde do Reino Unido

Profissionais da área da saúde fazem greve no Reino Unido por melhores condições de trabalho e remuneração devida. População sofre com a falta de atendimento nos hospitais públicos.

12 Fev 2023 - 12h00 | Atualizado em 12 Fev 2023 - 12h00
Crise no sistema nacional de saúde do Reino Unido Lorena Bueri

Ter uma boa infraestrutura de atendimento a saúde pública é um dos principais direitos a população, no Brasil e no mundo. No Reino Unido há o National Health System (NHS), semelhante com o Sistema Único de Saúde (SUS), a principal semelhança é que ambos os sistemas são universais e gratuitos.

O que chama a atenção é que há meses o NHS vem sofrendo suas maiores crises econômicas e de saúde pública. Um sistema que sempre foi referência mundial, não tem remunerado devidamente os funcionários, não tem oferecido boas condições de trabalho e aos pacientes.


Grevistas pedem pagamento justo. (Foto: Reprodução/ causaoperaria.org.br)



O sindicato da categoria calcula que há uma média de 47 cargos de enfermagem não preenchidos, o principal motivo é a “ma remuneração” oferecida aos profissionais que foram muitas vezes aplaudidos durante a pandemia da Covid-19, os mesmos estão estressados e sobrecarregados.

 A dor da espera

Alguns casos de desistência médica começaram a se tornar públicos como o do menino Yusuf Mahmud Nazir cinco anos, vivia com a família no norte da Inglaterra e em novembro de 2022 ele morreu de pneumonia, após horas de espera foi liberado do hospital sob a alegação de que não havia leitos disponíveis. O caso comoveu o país e chamou atenção para a crise que abala o sistema nacional de saúde há muito tempo.

A população vem buscando cada vez mais por atendimento privado e seguros de saúde em decorrência da fila de espera que chega a mais de 7 milhões de pessoas para os atendimentos considerados “eletivos — não urgentes”.

A preocupação dos grevistas e da população também rondam em torno daqueles que não possuem condições de pagar por atendimento privado. Mesmo com a pressão popular e dos profissionais, não há movimentação do governo para resolver a crise na qual o país vem enfrentando.

Foto destaque: Logotipo National Health System (NHS)
Reprodução/ remessaonline.com.br

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo