Tech

Criador da Etherum diz que "Stablecoins estão fadadas ao fracasso"

Vitalik Buterin descreve o cenário atual das Stablecoins como "fundamentalmente" defeituosa. Mercado de Criptomoedas enfrentou a maior crise desde sua fundação no último mês

3 min de leitura
22 Abr 2022 - 22h00 | Atualizado em 22 Abr 2022 - 22h00

Depois de semanas que as criptomoedas mostravam quedas bruscas, o mercado dos ativos em cripto mostra melhora para o futuro próximo. Após o crash experienciado no setor, aumento do preço nas principais moedas demonstram recuperação e melhora do comércio. 

Na quarta feira, dia 25, o cofundador do ativo Ethereum Vitalik Buterin diz em manifesto que o colapso das Stablecoins como a terraUSD trouxeram à tona o perigo inato das criptomoedas  automáticas. Nele, o empresário descreve tais ativos como "fundamentalmente defeituosos" e "condenadas a colapsar eventualmente".

Em seu texto "Two Thought Experiments to Evaluate Automated Stablecoins” (Dois experimentos mentais para avaliar stablecoins automatizadas, em português) Busterin diz que criptoativos são, muitas vezes, feitos a partir da expectativa de um crescimento ilimitado, sem pausas ou dificuldades. Tais sentimentos criam um cenário irracional e negativo para o valor natural das moedas.


Vitalik Buterin, autor e co-criador da Ethereum. Foto: John Phillips / Getty Images


O autor traz a ironia por trás das Stablecoins que, muitas vezes, são os ativos mais instáveis no mercado.  “A stablecoin deve, de alguma forma, ser capaz de responder a situações em que, mesmo com taxa de juros zero, a demanda por segurar o ativo supere a demanda por empréstimos.”

O escritor russo-canadense adicionou: “Se você não fizer isso, o preço sobe acima da indexação e a stablecoin se torna vulnerável a movimentos de preços em ambas as direções, que são bastante imprevisíveis."

O ensaio foi uma resposta explícita à recente implosão da stablecoin terraUSD no início deste mês: foi a maior queda registrada de criptomoedas até hoje. A perda foi avaliada em aproximadamente US$ 40 bilhões de capital, cerca de R$192 bilhões. De acordo com Buterin, para evitar situações semelhantes no setor, investidores devem avaliar quão seguros são os sistemas e que desenvolvedores devem parar de caçar um desenvolvimento perfeito e infinito para suas criptomoedas. 

O risco, então, deve ser fator principal para todos envolvidos a partir de agora quando se trata de ativos em cripto. 

 

Foto Destaque: Stablecoin. Reprodução: Safe as houses/iQoncept

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo