Beleza

Crescimento de cosméticos naturais no Brasil

As mulheres gastam uma média de 30% do seu salário mensal em cosméticos no Brasil, isso vem favorecendo a conscientização de produtos naturais e a busca por eles.

15 Dez 2022 - 18h30 | Atualizado em 15 Dez 2022 - 18h30
Crescimento de cosméticos naturais no Brasil Lorena Bueri

Os cosméticos naturais são todos que não têm a utilização de aditivos químicos e outras substâncias tóxicas em sua composição. Para ser considerado natural, ele precisa usar 95% de matérias-primas consideradas naturais ou 100% de recursos minerais e ingredientes de origem vegetal ou animal. Além disso, devem ser obtidos como resultado de processos como: extração, filtração, secagem, destilação, moagem, liofilização, prensagem e peneiramento.

Algumas pesquisas revelam que as consumidoras de beleza buscam por produtos que ofereçam benefícios além dos rótulos, que sejam mais conectados à natureza e também à proteção animal. Menos de 50% das mulheres tem realmente a vantagem de comprar tais produtos, desmentindo o que algumas revistas vêm publicando, já que o preço não é acessível e acaba tornando tudo controverso, revela a dermatologista do Jardim do Mundo.


Como saber se o produto é natural (Vídeo: Reprodução/ Bêabádabeleza/ YouTube)


Segundo o portal especializado em produtos naturais a Use Orgânico, 64% dos participantes acreditam que cosméticos naturais são melhores que os convencionais. A percepção dos consumidores brasileiros sobre cosméticos sustentáveis, aumentou drasticamente nos últimos anos. O que chamou atenção é a percepção dos participantes que nunca usaram qualquer produto desse tipo.

Mas infelizmente o que precede é que nem todas as mulheres têm condições e compram como mostram a porcentagem de algumas revistas. Dados realizados com 1.517 mulheres de todas as regiões do país, mostra que 48% delas se sentem mais atraídas por um determinado produto se a fórmula possuir ingredientes naturais, e 21% delas de fato valorizam os itens de beleza com menos aditivos químicos.  Segundo o relatório feito pela Grand View Research o mercado global de produtos naturais de cuidados pessoais deverá atingir US$ 25,11 bilhões até 2025.


Produtos naturais (Foto: Reprodução/ Antoni Shkraba/ Pexels)


Kantar Worldpanel, mostra que mais de 50% dos consumidores preferem produtos naturais, sejam orgânicos, terapêuticos ou à base de ervas, sem sulfato ou não poluentes. Estudo feito a partir de um número x de pessoas e não metade da população mundial. Contudo, 49% não são influenciados por ingredientes naturais na hora da compra e 46% não adquirem produtos só por seus ingredientes naturais. E apenas 5% consideram isso na tomada da decisão. Os números específicos do Brasil seguem esta linha: 23,2% compram produtos por razões naturais e em somente 7% das ocasiões.

Os brasileiros são os mais engajados e conscientes segundo o estudo: 57,7% deles garantem ter a proteção à natureza como principal motivação, enquanto esta porcentagem cai para 51,9% na Europa Ocidental e 43,1% nos EUA. Já entre os que querem “parecer” naturais, o ranking aumenta, para os brasileiros são 72,3%, europeus 59,8% e americanos 6,3%, a pesquisa mistura tanto homens como mulheres.


Receita de hidratante caseiro (Vídeo: Reprodução/ Hábitos Zen/ YouTube)


Felizmente não se pode considerar somente os valores exuberantes do mercado de cosméticos naturas, pois a fabricação e o uso de cosméticos naturais ajudam causando um impacto menor ao meio ambiente, o que os torna mais sustentáveis e aceitáveis. Como são produzidos sem o uso de materiais sintéticos, plásticos e parabenos, não fazem mal à Natureza e esses cosméticos tendem a gerar pouca emissão de CO₂ e pouca poluição em seu desenvolvimento e consumo.

Entre várias vantagens já citadas são produtos que valem a pena, contudo não se deve entrar em dívidas, procure por opções acessíveis, fale com seu dermatologista, aprenda opções que você mesma pode fazer. Existem sites especializados  que ensinam como criar cosméticos sem ingredientes químicos. A partir de frutas, vegetais e legumes se pode fazer uma gama de produtos, tais como shampoo, manteiga de cacau, hidratante, entre vários outros.

 

Foto destaque: Produtos naturais à venda. Reprodução/Rachel Claire/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo