Money

Credit Suisse faz redução do IPCA de 2022

A estimativa é que a reversão dos cortes tributários do ano que vem vai alimentar a inflação do ano de 2023 e de 2024. A estimativa do Credit Suisse para o IPCA este ano foi reduzida de 9,8% para 7,6%.

10 Jun 2022 - 18h00 | Atualizado em 10 Jun 2022 - 18h00
Credit Suisse faz redução do IPCA de 2022  Lorena Bueri

O Credit Suisse reduziu a sua projeção deste ano para o IPCA, ao mesmo tempo que em elevou a estimativa de 2023, em movimentos que refletem o impacto esperado das medidas anunciadas esta semana pelo governo para reduzir a taxação federal e estadual sobre os combustíveis e outros produtos e serviços públicos. 

O resultado dos novos cortes tributários e do dado do IPCA de maio divulgado ontem (09), veio abaixo do esperado pelo mercado, o banco reduziu sua estimativa d alta da taxa Selic na próxima semana, ainda alertou sobre o aumento do risco para a trajetória da taxa de juros.  

“As medidas do governo para reduzir a inflação neste ano devem ser vistas como um risco para a trajetória dos juros futuros, dado que a potencial reversão de parte dos cortes de impostos e maior risco fiscal devem elevar as expectativas de inflação para 2023 e 2024, anos-calendário que estarão no horizonte da política monetária nas próximas reuniões”, disse o Credit Suisse por meio de um relatório. 


Logo Credit Suisse (Foto: Reprodução/ 99Jobs)


O governo anunciou também nesta semana a proposta de emenda à Constituição para zerar temporariamente tributos federais e estaduais sobre combustíveis a um custo de cerca de 40 bilhões de reais.  

Contudo, paralelo a isto, o Congresso avalia o projeto que fixa um limite para a alíquota de ICMS sobre os combustíveis, energia elétrica, gás natural, transporte coletivo e comunicações. 

No relatório, o Credit Suisse ainda disse que espera um “pass-through” parcial das medidas para os preços finais este ano, ao mesmo tempo, em que estima que a reversão dos cortes tributários do ano que vem vai alimentar a inflação do ano de 2023 e de 2024. A estimativa do Credit Suisse para o IPCA este ano foi reduzida de 9,8% para 7,6% para o ano de 2023, elevada de 5,1% para 5,3%. 

 

Foto destaque: Reprodução/ Euronews

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo