Notícias

Cratera do Araguainha passa a ser patrimônio geológico

Cratera formada após a queda de um asteroide há 250 milhões de anos atrás, vira patrimônio geológico após divulgação de uma lista com 100 sítios internacionais.

23 Out 2022 - 15h03 | Atualizado em 23 Out 2022 - 15h03
Cratera do Araguainha passa a ser patrimônio geológico  Lorena Bueri

A queda de um asteroide em Goiás resultou na formação de uma cratera em que foi reconhecida por uma lista de 100 sítios do patrimônio geológico da União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS). A cratera conhecida como o Domo de Araguainha está localizada entre os Estados de Goiás e Mato Grosso, o enorme buraco foi criado após a queda de um asteroide com 1 km de diâmetro, cerca de 250 milhões de anos atrás.


 

Visita da cratera (Foto/Reprodução: Eric Tohver)


Tirando o Domo de Araguainha, duas localidades brasileiras se encontram na lista internacional, o Pão de Açúcar e o Quadrilátero Ferrífero, que ficam nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. 


Pão de açúcar (Foto/Reprodução: Getty Imagens)


A professora de geologia Joana Sánchez da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG) é a única representante do país no grupo de pesquisa, ela falou sobre a importância do reconhecimento desses patrimônios geológicos. 

"Nós somos o único país que tem três locais reconhecidos mundialmente. Como um exemplo, é como se fosse patrimônio mundial da humanidade, é uma coisa muito excepcional. Isso vai elevar a nossa pesquisa, mostrar o quanto é importante essa geodiversidade”, contou a professora. 

A cratera que formou o Domo de Araguainha tem cerca de 40 km de diâmetro, cortada pelo Rio Araguaia, dividindo os estados de Goiás e Mato Grosso. A geóloga afirma que a cratera tem toda a estrutura preservada, sendo uma das poucas que ainda restam no mundo, o que a torna mais especial ainda. 

A professora explica que a lista da IUGS faz parte de uma das maiores organizações científicas do mundo e que os locais selecionados passaram por uma comissão com cerca de 200 especialistas de 55 países e 13 organizações internacionais. 


Quadrilátero Ferrífero (Foto/Reprodução: Site Minas Junior Consultoria Mineral )


Joana Sánchez estudou a área do Domo de Araguainha por anos e é a única brasileira selecionada para  representar o país durante a conversão que terá início na próxima segunda-feira (25), na Espanha. Ela irá apresentar os três patrimônios selecionados pela União Internacional. 

 

Foto destaque: Domo do Araguainha (Reprodução: Facebook Doma do Araguainha) 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo