Saúde

Covid: estudo analisa impactos da doença no cérebro

Pesquisadores da Universidade dos Estudos de Milão analisaram pacientes que continuaram a apresentar problemas cognitivos, mesmo meses após serem contaminados

02 Fev 2023 - 19h00 | Atualizado em 02 Fev 2023 - 19h00
Covid: estudo analisa impactos da doença no cérebro Lorena Bueri

Confusão mental, problemas de memória e concentração, problemas cognitivos, esses são apenas alguns sintomas pelos quais várias pessoas passaram após serem contaminadas pela Covid-19.

Alguns afirmam que os sintomas logo foram embora, assim que foram curados, já outras pessoas afirmam os ter experienciados por diversos meses, mesmo após estarem livres da doença.

Com o intuito de investigar quais os impactos que a chamada "Covid longa" causa no cérebro, pesquisadores da Universidade dos Estudos de Milão, em parceria com o Centro Aldo Ravelli, a Asst Santi Paolo e Carlo e o IRCCS Auxologico, se reuniram para realizar um estudo a fim de entender melhor os efeitos e consequências da doença.

Os estudiosos analisaram casos de Covid-19 longa em setes pacientes, realizando testes neuropsicológicos e exames para explorar as atividades metabólicas das áreas do cérebro.

A pesquisa apontou que os problemas como confusão mental, dificuldade de concentração e de memória, persistentes por muito tempo, podem estar ligados ao acúmulo de moléculas tóxicas para os neurônios e a alterações do metabolismo do cérebro.


Estudo apontou que alguns problemas podem estar ligados ao acúmulo de moléculas tóxicas para os neurônios e a alterações no cérebro (Foto: Freepik/Reprodução)


Dos setes casos estudados, três apresentaram redução no funcionamento das áreas responsáveis pela memória, pela regulagem da atenção e equilíbrio, além das áreas pré-frontais, responsáveis pela regulação do comportamento, energia mental e motivação.

No caso mais grave entre os sete, os pesquisadores realizaram uma tomografia por emissão de pósitrons (PET) especial, que permitiu a visualização dos depósitos de amiloide no cérebro.

Através de exame foi possível notar um acúmulo da amiloide no cérebro do paciente, especialmente nas áreas responsáveis pelas funções cognitivas complexas e pelas emoções. O acúmulo de amiloide nos neurônios ajuda no envelhecimento precoce e também na degeneração, implicando no desenvolvimento de Alzheimer.

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia, estudiosos de todos os países têm tentado entender como a Covid-19 afeta o cérebro durante a após a infecção.

Segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, cerca de 30% dos pacientes relataram ter algum tipo de sequelas neurológicas, pós-Covid.  

 

Foto destaque: Estudo apontou que alguns problemas podem estar ligados ao acúmulo de moléculas tóxicas para os neurônios e a alterações no cérebro (Freepik/Reprodução)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo