Notícias

Covid: OMS alerta que China pode estar subnotificando mortes

O órgão de saúde mundial pediu que Pequim envie apresente melhores dados; uma nova onda da doença atingiu o país no final do ano passado e provocou sobrecargas em hospitais e crematórios.

05 Jan 2023 - 14h50 | Atualizado em 05 Jan 2023 - 14h50
Covid: OMS alerta que China pode estar subnotificando mortes  Lorena Bueri

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira (04) que a China está apresentando dados subnotificados da Covid no país, em especial no número de mortes.

Conforme a organização, em uma semana foram contabilizadas por eles 648 mortes, mas dados divulgados pelo país mostram que apenas nove pessoas vieram a óbito naquele mesmo período.

Desde que várias restrições para circulação de pessoas foram revogadas no mês passado, o número de casos subiu consideravelmente, com relatos de hospitais e crematórios sobrecarregados.

O país parou de anunciar seus dados diários de casos e, utilizando seu próprio critério de contagem, anunciou que 22 pessoas morreram desde dezembro. 

Ainda em dezembro, o país informou que apenas mortes causadas por pneumonia ou insuficiência respiratória, após a contaminação pelo coronavírus é que entrarão nas estatísticas, deixando de fora casos de pessoas que sofreram ataques cardíacos ou óbitos por doenças cardíacas, que tem relação com a COVID.


China não está apresentando os efeitos reais da pandemia de Covid-19 no país, segundo especialistas (Foto: Reprodução/Freepik)


Essa medida vai contra as indicações da OMS e foi duramente criticada pelo diretor de emergências da organização, Michael Ryan, que contestou os dados divulgados pelo governo chinês e o novo padrão para classificação das mortes.

Segundo o especialista, a China não está apresentando os efeitos reais da pandemia de Covid-19 no país. Apesar disso, a China aumentou a sua parceira com a OMS nas últimas semanas e isso pode trazer dados “mais abrangentes”, segundo Ryan.

De acordo com a empresa britânica de análise e consultoria em biotecnologia Airfinity, os números reais da pandemia na China podem ser bem mais alarmantes do que os divulgados até agora, já que cerca 9.000 pessoas podem estar morrendo, vítimas da Covid, todos os dias no país.

Esse número é completamente diferente do divulgado pelo gigante asiático, que apresenta 5.258 óbitos totais, desde o início da pandemia, em 2019.

Apesar disso, a OMS não identificou nenhuma nova variante da doença no país.

 

Foto destaque: China não está apresentando os efeitos reais da pandemia de Covid-19 no país, segundo especialistas - Reprodução/Freepik

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo