Saúde

Covid-19 volta a preocupar autoridades brasileiras

Números crescentes registrados nas últimas semanas alertam para o ressurgimento da Covid-19. A vacinação e prevenção são muito importantes para evitar uma nova disseminação do vírus

21 Mai 2022 - 10h40 | Atualizado em 21 Mai 2022 - 10h40
Covid-19 volta a preocupar autoridades brasileiras Lorena Bueri

A Covid-19 volta a preocupar as autoridades médicas brasileiras. As infecções por Sars-CoV-2 aumentaram, segundo boletim divulgado pela Fiocruz ontem (sexta feira). Os casos de Covid-19 totalizam 41,8% dos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os dados são referentes as últimas quatro semanas epidemiológicas.

"Com isso, (a Covid) volta a superar o volume de casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR), que correspondeu a 36,5% do total de casos de SRAG com resultado laboratorial positivo para vírus respiratório entre os casos das últimas 4 semanas, ainda que os casos de VSR estejam fundamentalmente restrito à crianças pequenas. Casos associados ao metapneumovírus também apresentam crescimento recente, principalmente em crianças pequenas", apontou a Fiocruz.

A Fundação reforça que há tendência na crescente de casos de Covid-19 nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. 

Segundo informações reunidas pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, foram registrados 665.595 óbitos e 30.759.507 casos conhecidos do novo coronavírus desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 104 mortes em decorrência da Covid-19 e 11.755 novos diagnósticos.

Apesar do avanço da vacinação (77% da população está totalmente imunizada, segundo últimos dados do Consórcio) e flexibilização de algumas medidas - como a não obrigatoriedade do uso de proteção facial -, o vírus ainda está circulando entre nós. Completar o esquema vacinal é muito importante para reduzir as consequências do vírus em um possível contágio. Quem ainda tomou todas as doses da vacina, deve procurar uma Unidade de Saúde Básica. Prevenir ainda é o melhor remédio, logo, a manutenção das medidas preventivas torna-se essencial para que uma nova onda de contaminação não aconteça.

 

Foto destaque: Teste Covid-19. Reprodução/ Governo Federal

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo