Saúde

Covid-19: pesquisa Datafolha indica que número de casos de infecção podem ser o dobro dos notificados

Aproximadamente 42 milhões de brasileiros afirmam ter recebido diagnóstico positivo para Covid-19 desde o primeiro caso registrado no país. Apenas 25% dos entrevistados fizeram testes.

17 Jan 2022 - 21h56 | Atualizado em 17 Jan 2022 - 21h56
Covid-19: pesquisa Datafolha indica que número de casos de infecção podem ser o dobro dos notificados Lorena Bueri

No último sábado (15), foi publicada uma pesquisa Datafolha que aponta um novo número a respeito das infecções por Covid-19 no Brasil. Um em cada quatro brasileiros ou residentes no Brasil, com idade de 16 anos ou mais, confirma ter sido diagnosticado com o novo coronavírus desde o primeiro caso da pandemia.

Segundo o instituto, 26% dos entrevistados afirmaram ter sintomas de gripe nos 30 dias anteriores e, dentre eles 57% declararam ter sido contaminados, mas não buscaram atendimento médico. A pesquisa foi realizada via telefone, entre os dias 12 e 13 de janeiro de 2021, com a participação de mais de 2 mil pessoas em todos os estados do Brasil.


Após sintomas, apenas 25% dos entrevistados fizeram testes e receberam resultado positivo para Covid-19. (Foto: Reprodução/iStock)


Sobre o controle da pandemia, o ministro da saúde Marcelo Queiroga, se manifestou apenas a respeito da vacinação no país. “Há mais de 70 milhões de doses que estão com os estados e essas doses têm que ser aplicadas no público- alvo. A prioridade é a aplicação da segunda dose e da dose de reforço. Estamos diante de uma possível terceira onda em função da variante Ômicron aumentando o número de casos”, disse o representante da pasta.

“Os dados iniciais apontam que, em países que têm um nível de vacinação equiparado ao Brasil, [a Ômicron] não tem gerado tanto impacto sobre o sistema hospitalar e sobre as unidades de terapia intensiva, mas o vírus é um inimigo imprevisível e nós não temos que baixar a guarda”, concluiu Queiroga.

Os entrevistados também foram questionados se têm medo de serem infectados pelo vírus da Covid-19. Nesse caso, 39% afirmou ter muito medo de se infectar, enquanto 37% diz ter pouco medo. Além desses, 18% dos entrevistados disseram não ter medo da infecção (os demais entrevistados deram outras respostas).

Os dados representam aproximadamente o dobro dos casos oficialmente notificados no Brasil. O Datafolha é um instituto de pesquisas do Grupo Folha, conjunto de empresas coligadas do qual o jornal Folha de S.Paulo faz parte. Mensalmente, 2.000 pessoas, em cerca de 120 municípios, são entrevistadas pessoalmente. A partir dessa amostra é possível obter a leitura dos resultados por região do país, natureza dos municípios e perfil sócio-demográfico (renda, sexo, idade, classificação econômica e escolaridade).

Segundo o instituto de pesquisa, um total de 41,95 milhões de pessoas foram infectadas no Brasil, desde março de 2020.

 

Foto Destaque: Pesquisa aponta possibilidade de subnotificação por falta de testagem. Reprodução/Cristine Rochol/PMPA.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo