Saúde

Covid-19: Quando fazer o teste para sair do isolamento?

Teste de antígeno ou teste de RT- PCR? Saiba qual o teste recomendado para o fim do isolamento. Esses são os únicos testes seguros para o diagnóstico da Covid, independente da circunstância.

3 min de leitura
12 Fev 2022 - 13h55 | Atualizado em 12 Fev 2022 - 13h55

O número crescente de casos de Covid-19, causada pela variante Ômicron, trouxe novamente algumas dúvidas e questões. Afinal, é obrigatório fazer um teste para sair do isolamento?

Segundo o protocolo padrão, após 10 dias do início dos sintomas, ausência de febre e sintomas respiratórias nas 24 horas anteriores, o paciente está liberado da quarentena sem a necessidade de realizar testagem novamente. Vale ressaltar que a testagem é obrigatória para pacientes que necessitem deixar o isolamento antes dos sete dias.



Teste rápido sendo realizado. Reprodução Foto: Site Ortopomto

Em ambas situações citadas anteriormente, é fundamental que não seja feito o uso de antitérmicos nas 24 horas anteriores aos períodos expostos. Embora o RT- PCR tenha uma alta sensibilidade, o fator determinante para escolher o teste ideal é a circunstância. Para sair do isolamento, o teste mais recomendado é o antígeno. 

"Ambos identificam parte do vírus. O antígeno identifica uma proteína, enquanto o PCR o material genético. A diferença principal é que o PCR persiste positivo por um tempo mais longo, mesmo passando o período de transmissibilidade de sete a dez dias, enquanto o antígeno identifica o indivíduo com infecção no período de transmissibilidade", explica o médico infectologista, Dr. Bernardo Almeida, em entrevista ao portal Uol.

O PCR é um teste mais complexo e demorado, realizado em laboratório e possuí uma metodologia de análise diferente do teste de antígeno. Os dois testes identificam pedaços do vírus, porém o PCR foca no material genético.

Já o teste de antígeno ou teste rápido, como é popularmente conhecido, apresenta resultados mais rápidos. Ele é indicado também em casos de contato com pessoa positivada e sintomas. Se o resultado negativar, e os sintomas persistirem, deve ser realizado outro teste, o de RT-PCR.

Independente dos resultados, estar com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo previne o agravamento da doença e reduz os riscos de possíveis sequelas.

Foto Destaque: Teste de Covid. Reprodução/Zimel Press/Agência O Globo

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo