Notícias

Covid 19: Número de usuários de máscaras caem no Brasil

O Brasil vacinou, até o momento, 83,12% da população com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, 76,73% da população com duas doses ou dose única e 40,88% com o reforço

29 Abr 2022 - 17h28 | Atualizado em 29 Abr 2022 - 17h28
Covid 19: Número de usuários de máscaras caem no Brasil Lorena Bueri

Apesar do uso de máscaras ter deixado de ser obrigatório em todos os estados e no Distrito Federal, como prevenção à Covid – 19, os brasileiros ainda se mostram cautelosos em abrir mão do item de proteção facial.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB Pesquisa, realizaram um estudo que aponta que pelo menos 70% dos entrevistados continuam a frequentar supermercados e a viajar de avião ou ônibus de máscara.

A pesquisa ouviu 2.015 pessoas, com 16 anos ou mais, em todos os estados e no Distrito Federal, entre os dias 1º e 5 de abril.

Grande parte dos entrevistados afirmou que mantém o uso de máscaras em supermercados (73%) viagens de meio de transporte coletivo (70%), enquanto que 64% continuam usando máscara no comércio de rua e 61% nos shoppings. Em atividades como bares, cinemas, restaurantes, shows e academias, o índice ultrapassa os 40%.


Vacinação contra a Covid - 19 em Manaus. Foto Reprodução: Walterson Rosa/MS/Divulgação.


O levantamento aponta que, nos últimos seis meses, o número de pessoas que ainda usam a máscaras mesmo com a liberação em lugares abertos e fechados caiu quase pela metade, o índice passou de 55% em novembro do ano passado para 29% em abril de 2022, entre os adeptos apenas em lugares fechados o uso subiu de 40% para 53%.

 O gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo afirma que “É precoce dizer que o uso das máscaras continuará a ser um padrão entre os brasileiros mesmo com o fim da obrigatoriedade. Os índices de contaminação e óbitos por Covid - 19 estão muito presentes na memória da população. Precisamos continuar a avaliar esse comportamento nos próximos meses”.

A pesquisa também aponta que entre os entrevistados, 95% afirmaram ter recebido pelo menos uma dose e 82% pretende tomar a dose de reforço e completar o esquema vacinal. De acordo com a pesquisa, o medo de conviver com pessoas não vacinadas para 33% da população é considerado grande ou muito grande.

Foto Destaque: Usuários do metrô em Belo Horizonte. Foto Reprodução: site O Estado de Minas.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo