Saúde

Covid-19: Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para todas as crianças de 6 meses a 4 anos

O governo, até então, recomendava que a vacina fosse aplicada somente a menores de 3 anos e que tivessem comorbidades. A atualização foi publicada em nota técnica pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)

28 Dez 2022 - 10h58 | Atualizado em 28 Dez 2022 - 10h58
Covid-19: Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para todas as crianças de 6 meses a 4 anos Lorena Bueri

O Ministério da Saúde decidiu por ampliar o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para todos os bebês e crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses. Essa nova recomendação saiu em uma nota técnica que foi assinada em 23 de dezembro pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

Até então, o governo federal havia distribuído as primeiras doses da “Pfizer Baby” somente para as crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses que tivessem alguma comorbidade.

Tal imunizante foi aprovado pela Anvisa no mês de setembro para todas as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 11 meses, sem a restrição de aplicação.

Devido a essa atualização, o uso dessa vacina vai ser ampliado no Brasil.

De acordo com informações do “g1”, o assunto foi analisado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que deu parecer a favor para a vacina contra a doença pandêmica para todas as crianças de 6 meses a 4 anos, com ou sem comorbidades, no início do mês de dezembro. 


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @AmazoniaSeguros)


Vacinação escalonada 

Segundo a nova recomendação do Ministério da Saúde, essa ampliação da “Pfizer Baby” deve acontecer de forma gradual, dando prioridade para crianças com comorbidades. 

No caso das crianças que não têm comorbidades, a vacina deve ser aplicada de acordo com a faixa etária, na seguinte ordem:

  1. crianças de 6 meses a menores de 1 ano;
  2. crianças de 1 a 2 anos;
  3. crianças com 3 anos
  4. crianças com 4 anos. 

O documento diz: “Considerando o quantitativo de vacinas existentes, recomenda-se que todos os esforços sejam envidados para que seja garantida inicialmente a vacinação de crianças com comorbidades e a inclusão paulatina dos demais grupos etários, de acordo com a disponibilidade de vacinas nos estados, Distrito Federal e municípios, e que a vacinação vá avançando à medida que houver disponibilização de vacinas pelo Ministério da Saúde”.

Aquelas crianças, de 3 e 4 anos de idade, que receberam a primeira dose da Coronavac devem completar seu esquema vacinal (segunda dose) com a Coronavac, e não com a Pfizer Baby. 

Além disso, o Ministério da Saúde fez mudanças na recomendação do intervalo de aplicação das três doses do imunizante Pfizer Baby

O PNI, a partir de agora, orienta que as duas primeiras doses sejam aplicadas com um intervalo de quatro semanas e não de três, como é proposto pelo laboratório fabricante da vacina. No caso da terceira dose do imunizante, esta deve ser aplicada pelo menos oito semanas depois da segunda. 

De acordo com o governo, “questões operacionais da vacinação” são a justificativa por trás da mudança.


Vacinas da Pfizer contra a Covid-19. (Reprodução/Anvisa)


Conforme o “g1”, a vacina da Pfizer destinada a crianças de 6 meses a 4 anos tem a tampa de seu frasco com a cor vinho, diferente de outros imunizantes do laboratório. O imunizante da Pfizer para as crianças de 5 a 11 anos tem tampa de cor laranja. A vacina aplicada a partir dos 12 anos tem frasco com a cor roxa.

Foto Destaque: O frasco da Pfizer Baby. Reprodução/Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo