Saúde

Covid-19: Coronavac deve ser aplicada em crianças de 3 a 5 anos

Após a aprovação do uso emergencial do imunizante contra a Covid-19, a expectativa é que a Coronavac também seja aprovada para a vacinação de crianças de 3 a 5 anos.

16 Jul 2022 - 09h00 | Atualizado em 16 Jul 2022 - 09h00
Covid-19: Coronavac deve ser aplicada em crianças de 3 a 5 anos  Lorena Bueri

Na próxima semana o Ministério da Saúde deve divulgar uma nota técnica orientando as secretarias de Saúde dos Estados a aplicação da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos. Segundo informações da CNN Brasil, a decisão contará com o aval da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 e usará como base a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

A expectativa é que paralelamente a nota, o Ministério da Saúde dê início a vacinação desse grupo - crianças de 3 a 5 anos; com o estoque de vacina já é existente. A pasta tratará também da aquisição de novas doses para suprir a necessidade de imunização do grupo a ser contemplado. 


Vacinação infantil ( Reprodução/ Poder360)


Os Estados e municípios terão autonomia para iniciar o planejamento focado no ampliação da vacinação em crianças - da mesma forma que tiveram para organizar as outras demandas referentes a vacinação de outros grupos contra a Covid-19. O cronograma de entrega das doses extras da vacina será posteriormente divulgado. 

O esquema vacinal das crianças a serem vacinadas nessa etapa é composto em por duas doses - a serem aplicadas em um intervalo de 28 dias. O imunizante utilizado contra a Covid-19 é o mesmo utilizado por outros grupos já imunizados, pois ainda não existe versão pediátrica da vacina.

Enquanto a campanha para a imunização das crianças nessa faixa etária não começa, é importante que as medidas preventivas de proteção façam parte da rotina a fim de evitar contato com o vírus e consequentemente um possível quadro grave da doença. Evitar aglomerações - principalmente agora no período de férias escolares em grande parte do país; higienização das mãos e proteção facial são alguns dos cuidados que diminuem o contato com o vírus que ainda circula no país. 

A Anvisa já aprovou o uso emergencial da Coronavac contra a Covid-19 em crianças de 3 a 5 anos na última quarta-feira sem nenhum tipo de restrição.  

Foto destaque: Vacina (Reprodução/ Estado de Minas)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo