Notícias

Covid-19: Brasil não registra mortes pela doença pela primeira vez desde 2020

No último domingo (12) pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, o Brasil não registrou morte alguma pela doença, porém os números aos fins de semana costumam ser subnotificados por conta da baixa testagem dos municípios.

13 Fev 2023 - 10h47 | Atualizado em 13 Fev 2023 - 10h47
Covid-19: Brasil não registra mortes pela doença pela primeira vez desde 2020 Lorena Bueri

No último domingo (12), pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19 o Brasil registrou 0 mortes pela doença, porém foram 298 casos da doença registrados no país. Os números são do Conselho nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Os dados divulgados aos fins de semana costumam ser baixos por conta da baixa testagem dos municípios.

Nesse momento o Brasil possui uma média móvel nos últimos sete dias de mortes pela doença de 45 pessoas. Essa forma de contabilizar os casos é considerada a melhor forma para se medir o avanço ou o retrocesso da doença, servindo assim de parâmetro para medidas governamentais. Esses números são calculados de acordo com os índices da semana anterior. O Brasil apresenta desde o início da Pandemia, 697.674 mortos.

O número de casos da doença mostra também um número baixo, de 298 casos contabilizados nas últimas 24 horas e assim gerando um total acumulado desde 2020 de 36.932.830 casos, e gerando uma média móvel de 9.126 casos. 


Covid-19 e Vacina, uma combinação eficaz para manter os números de mortes baixos (Foto Reprodução/Twitter)


Em janeiro o número de casos representou uma queda acentuada ao passar das semanas, dando a entender que as subvariantes pudessem estar perdendo forças, porém a chegada da subvariante XBB1.5, originária na China e que acomete a Europa e os Estados Unidos já registra 80% dos casos em análises realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro esse número chega a 60% das amostras. Com a proximidade do carnaval e a chegada da subvariante XBB 1.5, é esperado que os números de casos possam subir, porém mesmo ela sendo mais contagiosa, ela causa menos casos graves da doença, por conta do avanço da vacinação. O laboratório DASA observou esse aumento da taxa de positividade, e diz em nota que “Nós vemos uma reversão, houve um aumento na taxa de positividade nas últimas semanas que está relacionada ao aumento da predominância desta nova variante, portanto podemos estar diante de uma nova onda, ainda que leve, mas às vésperas do carnaval é sempre preocupante”, afirma José Eduardo Levi, virologista e coordenador do Genov – programa de monitoramento genômico da Dasa.

Graças a vacinação da população o avanço da doença sofreu uma diminuída, mostrando o quanto são importantes as vacinas. Segundo números oficiais do Ministério da Saúde, foram ao todo mais de 545 milhões de doses aplicadas, cerca de 80% da população com o ciclo completo de vacinação, e cerca de 85% que tomaram pelo menos 1 dose, sendo o recomendado pela Organização Mundial da Saúde 3 doses pelos menos.

Foto destaque: Bandeira do Brasil e vírus da Covid-19. Reprodução/Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo