Beleza

Cosméticos fermentados: a nova tendência que está dominando o mundo feminino

A nova tendência no mundo feminino. Utilização da fermentação no processo de produção de cosméticos faz muito sucesso entre mulheres em todo o mundo.

02 Jun 2022 - 20h07 | Atualizado em 02 Jun 2022 - 20h07
Cosméticos fermentados: a nova tendência que está dominando o mundo feminino Lorena Bueri

Embora a utilização de cosméticos fermentados não seja uma inovação recente, o uso deles têm ganhado notoriedade nos últimos meses.

A utilização da fermentação no processo de produção de cosméticos pode se dar de duas maneiras: o produto final tendo utilizado em sua composição algum ativo proveniente de um processo bioquímico ou sido feito por inteiro bioquimicamente. Mas por que o surgimento dessa nova tendência no já consolidado universo dos cosméticos? 

A consultoria de tendências WGSN explica que, essa nova febre da utilização de fermentação no processo de produção dos cosméticos, está adquirindo um desdobramento relativamente alto no k-beauty e j-beauty diário das pessoas em toda Ásia, trata-se de um termo utilizado para denominar a rotina de cuidados e beleza coreana e japonesa. Essa revolução se deu pelo fato de uma crescente necessidade de demanda em buscar alternativas mais sustentáveis para a produção dos cosméticos. Com isso, a quantidade de insumos para a sua produção é reduzida e o consequente impacto ambiental também é amortizado.

Carine Dal Pizzol, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sallve (fabricante brasileira de cosméticos) salienta que: “quando utilizamos ativos provenientes de fermentação vegetal, utilizando a biotecnologia, conseguimos ter um processo com reprodutibilidade perfeita e com alto rendimento…” 


Mulher utilizando cosmético fermentado (Foto/Reprodução: MarieClaire.Globo)


A Fermentação é um processo de produção de energia anaeróbica, ou seja, sem a necessidade da utilização de oxigênio, nela as bactérias de fungos transformam a matéria orgânica como as de frutas e plantas - amplamente empregadas na produção de cosméticos - para a obtenção de novos ativos. Dessa forma, os produtos finais já armazenados têm uma grande redução de insumos em todo seu processo para chegar até ali, isso não seria possível sem a utilização da engenharia de processos bioquímicos. Com isso, tornando o processo de fabricação mais barato e atrativo para o fabricante. 

Agora, resta apenas saber se essa nova moda chegará ao Brasil barateando o preço dos cosméticos nas prateleiras ou se ela será vestida de inovação e aumentará os preços dos produtos que passarão por algum processo bioquímico em sua produção, a qual será mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente, mas possivelmente mais agressiva ao bolso do consumidor.

 

Foto/Destaque: Mulheres de diferentes tons com produtos fermentados. Reprodução/Vogue.com

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo