Bem Estar

Coronavírus: a importância do check-up pós-covid | Transduson

Conheça as complicações decorrentes da Covid-19 e saiba quais são os exames necessários após a infecção O coronavírus é uma doença que pode causar vários problemas em diversas regiões do corpo não apenas durante a infecção, mas também ap

19 Jul 2021 - 17h53 | Atualizado em 19 Jul 2021 - 17h53
Coronavírus: a importância do check-up pós-covid | Transduson Lorena Bueri

Conheça as complicações decorrentes da Covid-19 e saiba quais são os exames necessários após a infecção

O coronavírus é uma doença que pode causar vários problemas em diversas regiões do corpo não apenas durante a infecção, mas também após ela. Mesmo após a cura, nenhum mal-estar pode ser ignorado, pois podem evoluir para algo mais grave, dificultando o processo de tratamento. Assim, diversos exames podem e devem ser feitos, visando obter uma maior segurança no período pós-Covid. De acordo com estudo publicado na revista The Lancet, 76% dos pacientes internados com Covid-19 apresentaram sintomas e sequelas da doença seis meses após a alta.


(Reprodução/Instagram)


Sequelas da Covid-19

Casos graves da infecção do coronavírus têm uma probabilidade maior de abalar o organismo a longo prazo, entretanto, mesmo quadros mais leves da doença podem deixar sequelas, que se estendem durante semanas ou até meses. A ocorrência desses sintomas persistentes após a infecção do coronavírus é denominada de síndrome pós-Covid. 

Os principais sintomas do pós-Covid relatados até agora são: fadiga, falta de ar, dores de cabeça, dores musculares, queda de cabelo, perda de paladar e olfato (temporária ou duradoura), dor no peito, tontura, tromboses, palpitações, depressão, ansiedade e dificuldades de linguagem, raciocínio e memória.

A miocardite (inflamação do músculo cardíaco) associada à Covid-19 é um problema que têm aparecido com mais frequência, mesmo em pacientes que não apresentaram um quadro grave da doença. A miocardite não é uma condição necessariamente grave, mas, em alguns casos, pode levar à insuficiência cardíaca. Além disso, o novo coronavírus pode afetar qualquer estrutura do coração, causando inflamação e trombose nos vasos e tecidos.

No pulmão, a luta contra o vírus no local deixa cicatrizes, chamadas de fibroses, que normalmente são irreversíveis (pelo menos para outras infecções respiratórias). Isso ocorre porque o coronavírus causa uma inflamação intensa nos alvéolos, estruturas que realizam as trocas gasosas, e no interstício, um tipo de rede que fica entre o alvéolo e os pequenos vasos sanguíneos (os capilares).

Os pacientes internados tendem a sofrer uma perda muscular significativa, causando complicações no corpo. A diminuição da massa magra afeta a mobilidade e prejudica o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração. Esses fatores aumentam o cansaço e elevam a probabilidade de ocorrer uma trombose.

Os vasos sanguíneos também são abalados, causando risco de entupimentos que podem levar ao infarto e ao AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A importância do check-up pós-Covid

Identificar precocemente as complicações causadas pela síndrome pós-Covid é essencial para facilitar a reabilitação e evitar que tais problemas evoluam para algo mais grave. Sendo assim, a realização de exames logo após a recuperação da doença é imprescindível. Esse check-up é recomendado para pessoas que tiveram um quadro leve, moderado ou grave da doença, pois todas elas podem apresentar sintomas pós-Covid.

Segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), todas as pessoas que tiveram a doença têm indicação de passar por uma avaliação médica cardiológica, devido às possíveis sequelas no coração. 

Em caso de complicações neurológicas como déficit de memória, cefaléia, enxaqueca, sonolência excessiva e neuropatia periférica, o neurologista pode incluir o check-up pós-Covid com foco voltado para exames neurológicos.

Dentre os exames necessários pós-Covid estão os exames pulmonares (tomografia de tórax e prova de função pulmonar), exames cardiológicos (eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico) e os exames neurológicos (ressonância magnética do encéfalo, tomografia computadorizada encefálica e testes motores e cognitivos).


Transduson Medicina Diagnóstica Avançada

 (Reprodução/Instagram)


A Transduson é um centro de diagnósticos completo e avançado, dispõe de tecnologia de última geração para realização de exames laboratoriais e exames de imagens, a empresa prática uma medicina moderna, confiável e acessível para todos os públicos. Localizado na região metropolitana de São Paulo e possui duas unidades: Carapicuíba e Alphaville, com ampla infraestrutura, oferece check-up completo para pacientes recuperados da Covid-19, possibilitando traçar um panorama do estado atual da pessoa e de quais cuidados serão necessários.

Para mais informações e agendamentos na Transduson, os números para contato são: (11) 4185-8595 ou pelo WhatsApp (11) 2222-1130.

Acesse o site: www.transduson.com.br

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo