Saúde

Coronavírus: Nova subvariante BQ.1 da Ômicron está em circulação no Brasil, afirma Fiocruz Amazônia 

A subvariante "BQ.1" da Ômicron foi sequenciada na Fundação Oswaldo Cruz da Amazônia e está ligada a aumentos de casos Europa e Estados Unidos e circula por mais de 65 países ao redor do mundo, segundo a OMS.

06 Nov 2022 - 20h06 | Atualizado em 06 Nov 2022 - 20h06
Coronavírus: Nova subvariante BQ.1 da Ômicron está em circulação no Brasil, afirma Fiocruz Amazônia  Lorena Bueri

A subvariante "BQ.1 da Ômicron" que está ligada a um recente aumento no número de casos na Europa e Estados Unidos, começou a circular no Brasil, conforme afirmação dos técnicos da Fiocruz Amazônia. "Nós encontramos um caso da BQ.1 no Amazonas, no dia 20 de outubro. Chamou a atenção porque era uma variante com alerta nos outros países". Explicou o pesquisador Felipe Naveca da fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). 

De acordo com dados da OMS a subvariante já foi encontrada em mais de 65 países, e causa preocupações devido ao fato de conter mutações que ajudam eludir a resposta imunológica. Naveca explicou também que o a variante BA.5.3.1 que está gerando um grande aumento no estado do Amazonas, possui algumas mutações que foram encontrados na BQ.1, correspondendo a praticamente 95% dos casos que foram confirmados no estado no último mês. "Ela já tinha sido detectada no Amazonas em junho, e também em outros estados do Brasil, mas até alguns dias atrás, eram poucos casos relatados no país. Agora, vimos que ela está se espalhando e que possui algumas mutações observadas na BQ.1. Isso já era esperado e mostra que o coronavírus está evoluindo de forma parecida, em diferentes lugares do mundo". Contou o pesquisador.  

Apesar do sinal de alerta Felipe Naveca enfatiza que não há motivos para pânico. "Não estamos vendo um aumento de casos graves e isso é superimportante. A vacinação e a imunidade adquirida continuam segurando o aumento de casos graves". No momento a recomendação feita pelas autoridades é manter as vacinações em dia. 


"Fio" com informações sobre a Covid - 19 feito pela Biomédica e Neurocientista Mellanie Fontes-Dutra. (Reprodução/Twitter)


Subvariante confirmada no Rio de Janeiro 

No último sábado a cidade do Rio de Janeiro também identificou que a subvariante BQ.1 está em circulação, segundo Daniel Soranz que é secretário municipal de Saúde da cidade, é possível que ela esteja ligada ao recente aumento de casos no Rio de Janeiro. “Essa subvariante pode sim estar provocando um aumento de número de casos nesse momento. É uma subvariante que não tem nenhum sinal de maior gravidade do que outras subvariantes, mas merece toda atenção para aquela população que ainda não se vacinou. Então as pessoas que não tomaram a dose de reforço devem procurar uma unidade de saúde para realizar a dose de reforço, porque a vacina protege contra a subvariante para internação e para óbito”. De acordo com a secretaria na cidade, cerca de 25% da população adulta ainda não tomou a primeira dose de reforço da vacina contra o coronavírus e a segunda dose foi aplicada em apenas 34,7% dos maiores de 18 anos. 

 

 Foto destaque: Vacinação contra o Covid - 19. Reprodução/ Prefeitura de Manaus

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo