Esportes

Corinthians corre risco de não jogar a Copa do Brasil 2024

Eliminação nos pênaltis no Campeonato Paulista dificultou a vida do clube em busca da vaga, o time do Corinthians está correndo o risco de não disputar a Copa do Brasil 2024.

13 Mar 2023 - 15h00 | Atualizado em 13 Mar 2023 - 15h00
Corinthians corre risco de não jogar a Copa do Brasil 2024 Lorena Bueri

Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista, o corinthians corre o risco de não disputar a Copa do Brasil 2024. Recentemente, a CBF alterou as regras de classificação para a competição nacional, incluiu o ranking nacional de clubes como critério de qualificação e fortaleceu as competições estaduais.

No cenário atual, para ter a vaga garantida na Copa do Brasil do ano que vem sem depender de terceiros ao final da temporada, o Corinthians precisa terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação para o torneio sul-americano ou ser o campeão da Copa do Brasil ou da Libertadores deste ano.


Róger Guedes (Foto:Reprodução/Instagram)


Entenda a nova regra:

Em dezembro de 2022, a CBF informou a mudança nos critérios de classificação para a Copa do Brasil. A partir do ano que vem, o torneio terá 92 participantes, sendo que 80 vagas serão distribuídas entre as federações estaduais.

As outras 12 vagas restantes ficarão com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B do Brasileirão e com as equipes classificadas para a Copa Libertadores. Caso sobrem vagas, elas ficarão com as equipes melhor classificadas na Série A do Campeonato Brasileiro.

Vagas da FPF:

A Federação Paulista tem direito a seis vagas na Copa do Brasil do ano que vem. Cinco delas serão distribuídas aos melhores clubes do Paulistão, e a outra ao ganhador da Copa Paulista deste ano.

No momento, o time do Corinthians tem a sexta melhor campanha do Campeonato Paulista e, portanto, está fora da zona dos classificados.

As seguintes possibilidades do Timão são

  • jogar a Copa Paulista e vencê-la;
  • ser o campeão da Copa do Brasil 2023;
  • terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação à Libertadores;
  • ser o campeão da Libertadores 2023.

Se o Timão não conseguir se classificar em um dos cenários apresentados, ainda será possível garantir vaga mesmo disputando a Copa Sul-Americana 2024. Afinal, caso a CBF não preencha as 12 vagas, elas serão distribuídas aos melhores times da Série A que não se classificaram na Libertadores.

Neste momento da temporada, é possível afirmar qual posição o Corinthians deverá ficar no Brasileirão para garantir uma dessas vagas remanescentes, mas é certo que o clube precis, no mínimo, ficar na zona de classificação à Copa Sul-Americana.

O último dos cenários possíveis para o clube do Corinthians será torcer para Palmeiras, Bragantino e São Paulo jogarem a Copa Libertadores de 2024. Nesse caso, as vagas deles na Copa do Brasil do ano que vem via Federação Paulista seriam "doadas" aos times remanescentes do Campeonato Paulista.

Foto Destaque: Taça da Copa do Brasil - Reprodução/CBF

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo