Esportes

Corinthians completa 112 anos de história nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (01) o Corinthians completou 112 anos de história, o clube de maior torcida de São Paulo é heptacampeão brasileiro e bicampeão mundial.

01 Set 2022 - 21h36 | Atualizado em 01 Set 2022 - 21h36
Corinthians completa 112 anos de história nesta quinta-feira Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (1) o Corinthians completa 112 anos de história, a fundação veio em 1910, naquele ano o clube inglês Corinthian Football Club estava excursionando pelo Brasil. Após assistir exibições do time inglês um grupo de 5 operários resolveram criar uma equipe de futebol e depois de reuniões, nomearam o novo clube de “Sport Club Corinthians Paulista”. Miguel Battaglia foi escolhido para ser presidente da equipe e ao assumir declarou “O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time”. De origem popular em 1913 disputou o seu primeiro torneio oficial o campeonato paulista, o primeiro troféu veio no ano seguinte em 1914, em 1916 ganhou novamente a taça. Os anos 20 e 30 foi de grande êxito para o timão, o clube paulista foi 9 vezes campeão estadual, com grande destaque para o atacante Teleco.


Corinthians em 1914 (Foto: Reprodução/Instagram)


Diferente das décadas anteriores o clube paulista sofreu um jejum de títulos nos anos 40, nessa década São Paulo e Palmeiras dominavam o futebol paulista, buscando voltar ao protagonismo o clube trouxe jovens para seu futebol, a equipe que já contava com os craques Baltazar, Carbone, Claudio e Gilmar, se tornou uma das melhores do pais, ganhando assim mais três paulistas e 3 taças Rio-São Paulo.

Os anos 60 e 70 foram difíceis para o clube paulista, passando por um grande jejum de títulos, o clube não conseguia vencer a hegemonia do Santos de Pelé. Mesmo com a falta de títulos, a paixão do torcedor não diminuía e em 1976 um evento mudou a história do clube, disputando as semifinais campeonato brasileiro a equipe paulista ia enfrentar o Fluminense no Maracanã, o time carioca era favorito, mas isso não impediu a fiel torcida de ir para o Rio de Janeiro e lotar o estádio. O momento ficou conhecido como “invasão corinthiana”, com o apoio de sua torcida o time da capital paulista conseguiu se classificar para a final e mesmo perdendo o título para o Internacional o feito se eternizou.

Após a campanha épica no Brasileiro de 76 o Corinthians chegou no estadual de 77 motivado para acabar com o jejum de títulos, e vencendo a Ponte Preta na final o time conseguiu ser campeão paulista após 23 anos, em 1979 foi novamente campeão estadual. Os anos 80 da equipe paulista foram marcados não só pelas vitorias, mas também pelo seu movimento a favor da democracia, Sócrates meio campo da equipe se notabilizou pelas manifestações pelo fim da ditadura e pelo apoio as Diretas Já o movimento ficou conhecido como “democracia corinthiana”


Invasão Corinthiana (Foto:Reprodução/Instagram)


Em 1990 o time foi campeão brasileiro pela primeira vez, a equipe na ocasião era comandada pelo meio campo Neto, em 1995 veio o título da Copa do Brasil. Em 1998 Vanderlei Luxemburgo chega para treinar a equipe, comandando um grande elenco formado por Marcelinho Carioca, Gamarra, Vampeta, Dinei e outros o time foi campeão brasileiro naquele ano e no ano seguinte. Em 2000 conseguiu seu maior título, foi campeão mundial em cima do Vasco, em jogo realizado no Maracanã.

No ano de 2005 foi tetracampeão Brasileiro, o argentino Tevez foi o destaque do campeonato, mas em 2007 veio uma das maiores tristezas do clube paulista. A equipe foi pela primeira vez rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro, em 2008 a equipe se reconstruiu, foi campeão da série B e vice campeão da Copa do brasil. Para comemorar a volta para a elite do futebol anunciou a contratação de Ronaldo Fenômeno, o centroavante foi destaque do time em 2009 que foi campeão paulista e da Copa do Brasil.

O ano de 2010 marcou o centenário do clube, cercado de expectativas o time decepcionou, sendo eliminado na Libertadores pelo Flamengo, após a copa do mundo da África do Sul, o então treinador do Corinthians Mano Menezes foi contratado para a seleção Brasileira, para substitui-lo veio o treinador gaúcho Tite.


Corinthians campeão mundial em 2012 (Foto: Reprodução/Instagram)


No comando do Timão Tite fez história, campeão brasileiro em 2011, em 2012 o clube paulista conseguiu vencer a tão sonhada Libertadores, com o goleiro Cassio e Emerson Sheik sendo os destaques da competição. No fim daquele ano o time foi bicampeão mundial, após vencer o Chelsea por 1x0 com gol de Paolo Guerrero.

Após vencer o mundial, o Corinthians continuou na disputa por grandes títulos, no ano de 2014 a equipe inaugurou o seu estádio localizado no bairro de Itaquera, na nova casa foi campeão brasileiro mais duas vezem em 2015 e em 2017.

Atualmente o time é Heptacampeão brasileiro, campeão da Libertadores Bicampeão mundial, tricampeão da copa do Brasil, e com 30 títulos do campeonato paulista.

Foto Destaque: Corinthians Foto: Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo