Notícias

Coração de Dom Pedro I estará no Brasil para comemoração da independência

Coração de Dom Pedro I, uma relíquia histórica, visitará o Brasil para a comemoração da independência brasileira. Será aberto para visitação entretanto ainda não há detalhes.

18 Jul 2022 - 09h03 | Atualizado em 18 Jul 2022 - 09h03
Coração de Dom Pedro I estará no Brasil para comemoração da independência Lorena Bueri

O coração de Dom Pedro I, uma das relíquias mais bem guardadas da história do Brasil, estará no país para a comemoração dos 200 anos da independência brasileira. O coração está preservado há 180 anos, em Portugal em uma igreja.

A relíquia ficará em um local escolhido, uma igreja fundada no século XVIII, sendo a Irmandade da Lapa. Para conseguir destrancar e encontrar o órgão do imperador do Brasil, é necessário cinco chaves e apenas o prefeito da cidade do Porto tem todas elas.

O mausoléu quase nunca é aberto. Há poucas semanas foi a última vez, apenas para uma perícia. Em fevereiro, o governo do Brasil fez o pedido para que o coração seja trazido para as comemorações do bicentenário da independência brasileira, em Brasília.


Coração de Dom Pedro I (Foto: Reprodução/Metrópoles)


“Autorizo que o coração de Dom Pedro, primeiro imperador do Brasil, seja translado para o Brasil em datas a acertar entre meu gabinete e o Palácio Itamaraty. Serei eu mesmo a garantir e acompanhar o transporte deste importante tesouro da cidade” relatou o prefeito do porto.

Ainda não foram divulgados todos os detalhes, como eles a data e o local que acontecerá a exposição da relíquia, devido as festividades do 7 de setembro – data comemorativa da independência do Brasil –

Dom Pedro I ou Pedro IV de Portugal foi o primeiro imperador brasileiro, de 1822 até sua abdicação em 1831. O ex-imperador faleceu no dia 27 de setembro de 1834, no palácio de Queluz, um palácio real em Portugal.

O transporte do coração de Dom Pedro I ficará a cargo da Força Aérea Brasileira, sendo acompanhado pelo presidente do Porto, Rui Moreira, que detalhou sobre o processo, como a necessidade de um ambiente pressurizado para o transporte e a exigência de um compromisso de estado entre os países irmãos, Portugal e Brasil, para uma data tão especial.  

 

Foto Destaque: Coração de Dom Pedro. Reprodução/UOL.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo