Notícias

Coração de Dom Pedro I chega para a comemoração dos 200 anos da independência brasileira

Coração de Dom Pedro I chega no Brasil para a comemoração dos 200 anos da independência. O órgão ficará no Palácio Itamaraty, aberto para visitação até o dia 5 de setembro.

22 Ago 2022 - 12h00 | Atualizado em 22 Ago 2022 - 12h00
Coração de Dom Pedro I chega para a comemoração dos 200 anos da independência brasileira Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (22), o coração de Dom Pedro I chegou ao Brasil para a comemoração de 200 anos da independência brasileira. O patrimônio cultural chegou em solo brasileiro pouco antes das 10h, sendo transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O órgão ficara exposto a partir de amanhã, após uma cerimônia no Palácio do Planalto com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro. A data de exposição será até o dia 5 de setembro, sendo realizada a visitação no Palácio do Itamaraty, “dentro de um vidro”.


Coração de Dom Pedro I na base aérea brasileira. (Foto: Reprodução/G1)


Conservado em formol por 187 anos, o coração saiu pela primeira vez de Portugal, sendo transportado em uma aeronave VC-99, do Grupo de Transporte de Transporte Especial (GTE) e da FAB. Veio em cabine de passageiros junto om autoridades portuguesas e um representante do governo brasileiro. Com honraria, os portugueses foram recebidos na base da Forca Aérea. Os integrantes são: o embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Felipe Melo, e os ministros Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa, e Marcelo Queiroga, da Saúde.

A movimentação do órgão se dá em comemoração aos 200 anos de Independência, no dia 7 de setembro. O retorno à Portugal está marcado para o dia 8. A segurança do objeto cultural e histórico será feito pelas Forças armadas e pela Polícia Federal.

"É com muita satisfação que nos reunimos nesta manhã, como parte das comemorações alusivas ao bicentenário da independência do Brasil, para receber esta importante relíquia, que representa além da bravura e da paixão, a imensurável força de nosso primeiro imperador, onde estiver o seu tesouro, ai também estará o seu coração", discursou Paulo Sérgio Nogueira, ministro, na cerimônia.

Já o presidente da câmera municipal de Porto, Rui Moreira, disse: "Em primeiro lugar, é muito importante, simbolicamente para o Brasil, o regresso do coração do vosso primeiro imperador D. Pedro. É muito importante também pra Portugal porque ele foi uma figura crucial na afirmação da liberdade em Portugal. E para a cidade do Porto que eu aqui represento, porque foi ele também que nos libertou dos jugos que tínhamos e foi considerado pela população do Porto como rei soldado".

 

Foto Destaque: Coração de Dom Pedro I. Reprodução/G1/Guilherme Costa Oliveira.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo