Nesse sábado (22), a seleção brasileira de Marta conhecerá suas adversárias na primeira fase da Copa do Mundo feminina de futebol 2023. O torneio acontecerá entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023. Essa será a nona edição das copas femininas e a primeira que contará com a participação de trinta e duas seleções. O sorteio de grupos que acontecerá na cidade de Auckland na Nova Zelândia, contará com dois potes com dezesseis seleções em cada um. O Brasil estará no pote 2, seguindo determinação da lista da FIFA de seleções. Austrália e Nova Zelândia dividirão as sedes.
A técnica da seleção brasileira Pia Sundhage estará no evento em dupla com a coordenadora Ana Marche. Quatro grupos com oito países cada serão sorteados e a torcida da organização é que exista um equilíbrio e divisão de continentes, para que não haja cruzamento de confederações vizinhas. A Europa conta com onze seleções e pode chegar a doze, se a seleção de Portugal passe na repescagem. Podendo assim, cada grupo ter apenas uma seleção europeia.
Logo oficial da Copa do Mundo FIFA feminina edição 2023. Fonte/Reprodução Cultura UOL
Vinte e nove seleções já estão definidas e três em fase de repescagem. Nessa disputa estão Camarões, Paraguai, Nova Guiné, Chile, Haiti, Taiwan, Portugal, Tailândia e Senegal. O pote 1 contará com as seleções de Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha. No pote 2, Canadá, Brasil, Holanda, Noruega, Japão, China, Itália e Coréia do Sul. No pote 3, Dinamarca, Irlanda, Suíça, Vietnã, Argentina, Colômbia, Jamaica e Costa Rica. E por fim o pote 4 terá a Nigéria, Marrocos, Filipinas, África do Sul, Zâmbia e Marrocos, além das vagas da repescagem. A confirmação do grupo do Brasil irá definir os locais e país sede que a seleção irá disputar seus jogos.
Foto Destaque Copa do Mundo 2023 feminina. Fonte/Reprodução Trivela.