Esportes

Copa do Mundo de 2026: FIFA anuncia o novo formato da competição

FIFA anuncia mudança radical para a Copa do Mundo de 2026 nos EUA, México e Canadá, com aumento de jogos e novo formato de grupos. Saiba mais!

14 Mar 2023 - 14h53 | Atualizado em 14 Mar 2023 - 14h53
Copa do Mundo de 2026: FIFA anuncia o novo formato da competição Lorena Bueri

A FIFA deve introduzir uma mudança radical para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos EUA, México e Canadá, conforme relatado pelo jornal norte-americano “New York Times” nesta terça-feira (14). As alterações serão formalmente anunciadas após a reunião programada da entidade máxima do futebol e dos organizadores.

Para 2026, a decisão da entidade que gere o maior torneio do planeta foi a de aumentar de 64 para 104 jogos – em vez dos 80 originalmente planejados para a próxima edição – e foi anunciada após reunião do conselho governante do órgão em Kigali, Ruanda.


Gianni Infantino, presidente da FIFA. (Foto/Reprodução/E3)


Neste formato, as 48 seleções classificadas serão divididas em 12 grupos de quatro integrantes cada; para a fase eliminatória, se classificarão os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros. A partir disso, os 32 times se enfrentam em jogo único até a final.

Com a implementação do novo formato, as quatro seleções que chegarem à fase de semifinal disputarão oito jogos ao todo – uma partida a mais em relação à estrutura dos torneios anteriores. Os vencedores da semi farão a decisão da Copa, enquanto os perdedores disputarão o terceiro lugar.

Até a última edição do Mundial, disputado no ano passado no formato que foi introduzido pela primeira vez na Copa do Mundo de 1998, 32 equipes eram agrupadas em oito grupos, e as duas melhores colocadas de cada grupo se classificavam para as rodadas eliminatórias, disputadas em jogo único.


Messi ergue troféu da Copa do Mundo vencida pela Argentina (Foto/Reprodução/VJDE)


Anteriormente, rumores diziam que a FIFA estava planejando descartar esse formato e introduzir grupos de três times, mas o estrondoso sucesso da Copa do Mundo do Catar fez com que a entidade máxima do futebol reconsiderasse essa decisão.

Além das alterações na tabela, a FIFA decidiu estender o tempo de preparação das equipes, bem como o período de descanso após o término da disputa. De acordo com o planejamento da entidade, serão 56 dias entre o começo da preparação e o fim dos dias de recesso posteriores à competição.

A definição do número de jogos em cada país e das sedes de cada grupo ainda acontecerá no futuro. A ideia é que a maior parte dos duelos seja disputada nos EUA (país com mais cidades-sede em 2026), com Canadá e México sediando menos partidas.

Foto destaque: Troféu da Copa do Mundo. Reprodução/PBS

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo