Esportes

Copa do Mundo: Relembre momentos marcantes das edições passadas

Em clima de estreia da 22ª edição da Copa do Mundo, é enorme a lista de lances fora do comum que fazem parte da história do torneio. Momentos vão desde cabeçadas à mordidas, confira

19 Nov 2022 - 21h52 | Atualizado em 19 Nov 2022 - 21h52
Copa do Mundo: Relembre momentos marcantes das edições passadas Lorena Bueri

Faltando poucas horas para o início de mais uma edição da Copa do Mundo e já se cria as expectativas para novos confrontos que farão parte da história do torneio. O mundial proporciona os mais variados momentos, e não só para lances bonitos.

Em quase 100 anos, cenas bizarras em campo também fazem parte da memória de quem acompanha a Copa do Mundo. Confira os lances mais emblemáticos:

A mordida de Suarez

A edição de 2014 sediada no Brasil foi marcada por diversos momentos, alguns que não desejamos relembrar (7x1...). Mas uma das cenas que chamou atenção foi quando o atacante uruguaio Luis Suárez mordeu o zagueiro italiano Chiellini de forma tão aleatória e sem motivo aparente. Ele não foi expulso, mas levou suspensão pelo resto do torneio.


Momento em que Suaréz morde Chiellini (Reprodução/Youtube)


Atuação de Rivaldo

O ano era 2002 e Rivaldo foi uma das estrelas do Penta do Brasil. Não o bastante, o jogador também teve uma atuação digna de Oscar ao encenar uma bolada na cara, quando claramente foi na perna. Com isso, o jogador da Turquia, Unsal, levou cartão vermelho e o Brasil a vitória por 2 a 1.


Lance em que Rivaldo finge bolada na cara (Reprodução/Youtube)


Defeeesa de Suarez!

Em mais uma colocação na lista está o uruguaio Luisito Suárez dessa vez com uma defesaça histórica num jogo para lá de emocionante contra Gana, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2010. O atacante virou goleiro por um momento e evitou o gol do adversário nos acréscimos do tempo normal quando meteu a mão na bola em cima da linha de propósito.

Suárez foi expulso e ainda viu Gyan perder o pênalti que daria a classificação para Gana. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e o Uruguai avançou na disputa dos pênaltis. Até hoje a partida é considerada um sinônimo de volta por cima na história do torneio mundial.


Suárez salva a seleção uruguaia na Copa de 2010 (Reprodução/Instagram)


“A Mão de Deus”

Quando se fala em mão na bola, é impossível não lembrar um dos lances que mais marcaram a história das Copas: o gol de mão do craque argentino Diego Maradona, em uma partida contra Inglaterra nas quartas de final da edição de 1986. O lance foi batizado como "La Mano de Dios" e garantiu a vitória argentina por 2 a 1.


"A Mão de Deus" de Maradona (Reprodução/Instagram)


Cabeçada de Zidane

Todas agressões que acontecem no torneio são episódios que não condizem para o momento da Copa. Uma delas foi durante a final em 2006 entre França e Itália, quando Zidane deu uma cabeçada contra Materazzi. O jogador francês foi expulso logo em seguida, e o jogo terminou empatado em 1 a 1. Nos pênaltis a Itália se consagrou tetracampeã mundial.


Cabeçada de Zidane na final da Copa de 2006 (Reprodução/Instagram)


Cartão, seu juiz!

E falando em Copa do Mundo de 2006, uma das partidas que mais contou com cartões amarelos foi entre Holanda e Portugal durante as oitavas de final. Ao final do jogo foram 16 amarelos, 4 vermelhos, e o placar de 1 a 0 para o time português. A partida ficou conhecida por ser o embate mais violento das edições da Copa, e ganhou apelido de "Batalha de Nuremberg".


"Batalha de Nuremberg" (Reprodução/Twitter)


Nilton Santos, o malandro

Poucos se lembram, mas no torneio de 1962, o Brasil perdia para a Espanha por 1 a 0 até que Nilton Santos fez uma falta em Enrique Collar dentro da área. O lance seria pênalti, mas o brasileiro deu dois passos para fora da área sem o árbitro ver e foi marcado falta de fora da área. A seleção da Espanha ficou sem o gol e levou virada. A partida encerrou em 2 a 1 para o Brasil que avançou de fase.


 

Lateral-esquerdo brasileiro Nilton Santos (Reprodução/CBF)


Segue o lance!

Já vimos aqui que as finais de Copa do Mundo são marcadas por confrontos que entram para a história. Mas em 2010 na partida entre Espanha e Holanda momentos bizarros também fazem parte. O holandês Nigel De Jong deu uma solada no peito do espanhol Xabi Alonso, e o que ficou mais confuso no lance foi o árbitro Howard Webb não dar o cartão vermelho.

O holandês só saiu de campo quando foi substituído mais para frente na partida. No final a Espanha venceu por 1 a 0 na prorrogação, e conquistou seu primeiro Mundial da história.


Lance entre Nigel De Jong, da Holanda, em Xabi Alonso, da Espanha. (Reprodução/Instagram)


Preparem a torcida, a Copa do Mundo 2022 inicia neste domingo (20) às 13h com a partida entre Catar e Equador.

 

 

Foto destaque: Momentos que marcaram a história das Copas. Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo